Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Servidores e servidoras do TJMA recebem premiação pelo Programa Meritus

04/04/2023
Amanda Campos

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) promoveu, nesta terça-feira (4), solenidade de premiação da 4ª edição do Programa Meritus, no auditório Desembargadora Madalena Serejo, no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau). O evento foi transmitido pelo canal do TJMA no Youtube

Durante a abertura da solenidade, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, ressaltou que a premiação representa um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos servidores e servidoras na Justiça junto à sociedade. “Esta premiação é uma demonstração de justiça. E a melhor forma é reconhecendo o empenho e a dedicação de nossos servidores e servidoras que têm desenvolvido um trabalho extraordinário há muito tempo. Não é por outra razão que o Tribunal tem obtido seguidamente o Prêmio de Qualidade Total do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De fato, temos um Poder Judiciário do Maranhão diferenciado. Temos trilhado o caminho certo, no sentido de construirmos instituições verdadeiramente eficazes, capazes de entregar a resposta que a sociedade tanto espera”, pontuou. 

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, enfatizou a relevância da homenagem feita aos servidores e servidoras da Justiça maranhense.“São servidores e servidoras que evoluem em sua capacitação, melhorando o atendimento e prestando um serviço de qualidade à sociedade. Portanto, reconhecer esse trabalho é valorizar os serviços prestados à comunidade”, frisou.

A diretora de Recursos Humanos, Milena Oliveira, destacou a satisfação da Justiça em valorizar servidores e servidoras. “É uma satisfação muito grande pra mim e toda a equipe do programa Meritus estarmos oportunizando este momento de solenidade para entrega e premiação dos  servidores e servidoras. É um reconhecimento da prestação jurisdicional que tão importante para a nossa sociedade. Temos muita satisfação em darmos continuidade a essas ações do Meritus”, disse.

O evento contou com a participação da vice-diretora da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), desembargadora Sônia Amaral Ribeiro; dos juízes auxiliares da Presidência, José Nilo Ribeiro Filho e Anderson Sobral; do diretor do Fórum, juiz Raimundo Nonato Néris Ferreira; dos magistrados Marco Adriano Ramos Fonseca, coordenador do Comitê de Diversidade; do diretor-geral do TJMA, Carlos Anderson Ferreira; do vice-presidente do Sindjus, Francisco Fagner Damasceno; de magistrados, magistradas, diretores, diretoras, servidores e servidoras da Justiça.

CULTURAL

Durante a solenidade, o servidor Raimundo Nonato Reis Mendonça, oficial de Justiça, declamou uma poesia de sua autoria, intitulada “Mérito e Poesia”.
Na ocasião, Nonato Reis recebeu o certificado de participação cultural do evento.

O evento também contou com a participação do 2º tenente PM, Orisvaldo de Sousa, como saxofonista.

PREMIAÇÃO

Foto colorida horizontal da solenidade de premiação da 4ª edição do Programa Meritus, no auditório do Fórum Des. Sarney Costa. Presidente do TJMA está em pé ao lado de servidores e servidoras contemplados(as) no Meritus, que estão segurando certificados.

Durante o evento, nesta sexta (4), foram homenageados(as) e premiados(as) servidoras e servidores inscritos(as) no Eixo de Reconhecimento Público e Institucional Geral, além de Servidores e Servidoras Destaque. No total, 137 servidores e servidoras do Judiciário maranhense se inscreveram nesta 4ª edição do Meritus, no Eixo de Reconhecimento Público e Institucional Geral. Desse universo, 126 acumularam créditos meritórios e, destes, 67 converteram a pontuação obtida em benefícios, de acordo com a relação publicada no Edital EDT-GDG – 52023, recebendo, também, certificados de participação. 

Receberam menção honrosa quatorze (14) servidores e servidoras, indicados preferencialmente pelo(a) gestor(a) e eleitos(a) pela equipe do setor, de acordo com a relação publicada na Portaria-GP nº 234/2023

Em relação aos demais eixos de reconhecimento, a Comissão de Apuração e Desenvolvimento por Meritocracia (Cadem) divulgará posteriormente os resultados e as datas das solenidades.

RECONHECIMENTO PÚBLICO E INSTITUCIONAL GERAL

De acordo com o edital de abertura publicado (EDT-GP – 342022), o eixo de reconhecimento público e institucional geral é destinado a servidores efetivos e comissionados e servidoras efetivas e comissionadas do TJMA, a partir do sistema de acúmulo de créditos meritórios e posterior utilização desses créditos para a obtenção de benefícios institucionais.

Servidora Vanessa Gomes está em pé, segurando uma placa de premiação e um certificado, ao lado do corregedor-geral de Justiça, Des. Froz Sobrinho, durante solenidade de premiação do Meritus, no auditório do Fórum. Ambos sorriem na foto.

A servidora Vanessa Gomes, analista judiciária-Bibliotecária, lotada na Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização (AGEM), conquistou o segundo lugar geral, na categoria de Eixo de Reconhecimento Público e Institucional Geral. “A premiação é um reconhecimento do trabalho que a gente realiza no dia a dia. Então, isso nos deixa bastante felizes e satisfeitos ao percebermos que a instituição está valorizando o nosso empenho”, disse a servidora que participa do projeto, desde a primeira edição, em 2018, quando conquistou o primeiro lugar geral. Desta vez, Vanessa Gomes ganhou uma vaga na garagem do Centro Administrativo. 

O servidor Wilson Pinto de Carvalho Filho está em pé segurando certificado e placa de homenagem, ao lado da Desa. Sônia Amaral, no auditório do Fórum, durante evento de premiação do programa Meritus. Ambos sorriem para foto.

O servidor Wilson Pinto de Carvalho Filho, lotado na 2ª Vara da Mulher de São Luís, alcançou o 3º lugar geral na categoria de Eixo de Reconhecimento Público e Institucional Geral. Ele foi contemplado com participação em ações de treinamento, escolhidas pelo(a) servidor(a), em território nacional. “Estou muito feliz porque esta iniciativa é uma valorização dos servidores, da atividade que desenvolvemos durante todo o ano, com capacitações e qualificações. Foi um momento muito especial e gratificante. Espero participar mais vezes”, frisou.

SERVIDOR(A) DESTAQUE

O servidor Francisco Rodrigues da Silva, lotado na Divisão do Diário da Justiça eletrônico e Jurisprudência, da Diretoria Judiciária do TJMA, saiu bastante feliz e grato do evento, após receber duas premiações.

Servidor Francisco Rodrigues está em pé, segurando uma placa de premiação ao lado do presidente do TJMA, Des. Paulo Velten, durante solenidade de premiação do Meritus, no auditório do Fórum. Ambos sorriem na foto.

Ele foi indicado à categoria “Servidor Destaque”, após eleição realizada no setor. Além disso, Francisco Rodrigues também foi contemplado no Eixo de Reconhecimento Público e Institucional Geral. Esta é a primeira vez que o servidor se inscreveu na premiação. “Recebo esta homenagem com muita humildade e gratidão. Agradeço a Deus por estar aqui recebendo esta premiação que, na verdade, não é só minha, é de todo o setor, é dos servidores que nos inspiram diariamente na Diretoria Judiciária. Estou muito feliz e realizado. Sempre tentamos entregar o melhor para o nosso jurisdicionado”, expressou.

Sorteio

Durante a solenidade, foi realizado o sorteio da temática a ser trabalhada na próxima edição do Programa Meritus, na categoria “Servidor(a) Destaque”, prevista para este mês de abril: “Dedicação e comprometimento”.

PARCERIA E APOIO

O evento foi promovido pela Diretoria de Recursos Humanos do TJMA em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça (CGJMA) e Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), com o apoio do Sindjus.

O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, registrou um agradecimento especial ao Sindicato dos Servidores da Justiça (Sindjus), pelo apoio concedido ao evento e pelo diálogo mantido com a instituição. “Importante também agradecermos ao presidente do Sindjus, George Ferreira, e aos demais membros da Diretoria do sindicato, tanto pela contribuição dada às ações do Programa Meritus, como também pela maturidade e nível elevado do diálogo que têm mantido com esta Administração, apresentando cobranças e sugestões que, em boa medida, têm resultado em efetivos benefícios para os servidores e servidoras do Judiciário maranhense", frisou.

MERITUS

Foto colorida horizontal da solenidade de premiação da 4ª edição do Programa Meritus, no auditório do Fórum Des. Sarney Costa. Pessoas estão sentadas em cadeiras no auditório.

O Programa Meritus é um sistema de incentivos e de recompensas, com o intuito de estimular os servidores e as servidoras do Poder Judiciário a serem reconhecidos pelo mérito de suas ações no ambiente de trabalho, a partir do acúmulo de créditos meritórios para sua posterior utilização sob forma de benefícios institucionais. 

O programa de reconhecimento é desenvolvido em quatro eixos distintos: reconhecimento público e institucional geral; reconhecimento público e institucional na área de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC; reconhecimento público e institucional por excelência em produtividade e reconhecimento público e institucional por excelência em atividade judicante.

Dentre as atividades consideradas no Programa para fins meritórios estão a autoria de projeto relacionado a boas práticas, eficiência no serviço público e/ou consecução de metas; instrutoria interna; autoria de projeto de inovação; criação de sistemas de processamento de dados; fiscalização de contratos; elaboração de legislação, entre outras.

Os servidores e servidoras que apresentaram as atividades consideradas meritórias de acordo com o Edital, foram contemplados(as) com prêmios e vantagens como ações de treinamento em território nacional; folga de até cinco dias; auxílio bolsa, dentre outros. 

A implementação das ações decorrentes do Programa Meritus é acompanhada e supervisionada pela Comissão de Apuração e Desempenho por Meritocracia (CADEM), com o apoio da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), da Diretoria de Recursos Humanos (DRH) e da Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização (AGEM).

 

Confira o Álbum de Fotos no Flickr do TJMA. 

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

 

GALERIA DE FOTOS