Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA participa do 1º Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário

O ENABIJUD reuniu mais de 200 profissionais do ramo jurídico e de bibliotecas nos dias 16 e 17 de março em Brasília

Publicado em 24 de Mar de 2023, 10h00. Atualizado em 24 de Mar de 2023, 14h24
Por Natasha Olenka

Bibliotecárias do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) participaram do 1º Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário (ENABIJUD). O evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça- CNJ e pelo Tribunal Regional Federal da Primeira Região - TRF  ocorreu  no Centro de Treinamento da Justiça Federal – CENTREJUFE nos dias 16 e 17 de março em Brasília.

O ENABIJUD reuniu mais de 200 profissionais do ramo jurídico e de bibliotecas, com a finalidade de compartilhar boas práticas de gestão, inovações e arquitetura da informação, discutindo o futuro das bibliotecas e fomentando o debate para o atendimento às necessidades estratégicas dos tribunais.

As representantes do TJMA no evento foram Rosa Garcia e Cintia Andrade (TJMA); Janeide (Fórum); Joseane Cantanhede, Jakelina Portugal e Manoelle Santos (Esmam).

Para Cintia Andrade, coordenadora da Biblioteca do TJMA, o evento foi essencial para reflexão e aprimoramento das práticas desenvolvidas pelas bibliotecas do Poder Judiciário do Maranhão quanto à inovação, biblioteca digital, arquitetura da informação e o alinhamento com o planejamento estratégico desta corte de justiça.

A cerimônia de abertura contou com a participação do diretor da revista do TRF1, desembargador federal Ney Bello, representando o presidente do Tribunal; da conselheira do Conselho Nacional de Justiça Salise Monteiro Sanchotene; do juiz de direito do Tribunal de Justiça de São Paulo Carlos Alexandre Böttcher, integrante do Comitê Gestor do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname); juiz federal em auxílio à Corregedoria Nacional da 1ª Região, Ilan Presser, e da coordenadora do 1º Encontro Nacional, a diretora da biblioteca do TRF 1ª Região, Marília Mello.

A palestra inaugural teve o título “A Biblioteca de Babel: conhecimento e poder no Judiciário” abordando o tema sob a luz de uma perspectiva literária, o desembargador federal Ney Bello baseou sua fala em metáforas das obras do célebre escritor Jorge Luís Borges como “A Biblioteca de Babel”, “Funes”, o “Memorioso” e “O Aleph”. A partir dessas metáforas, falou sobre as necessidades que identifica na atualidade. 
 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198 4373

 

GALERIA DE FOTOS