Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA participa de reunião nacional sobre mulher em situação de violência doméstica

Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres foi criado em encontro do Colégio de Coordenadores, que contou com presença do presidente da Cemulher, desembargador Cleones Cunha

22/02/2023
Ascom/TJMA

O presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA), desembargador Cleones Carvalho Cunha, participou, no dia 15 de fevereiro, da reunião do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (Cocevid), em Curitiba. Na ocasião, foi criado o Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (Cojum).

O Cojum tem como presidente a desembargadora Tânia Reckziegel, ouvidora nacional da Mulher do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento ocorreu por ocasião da cerimônia de posse da nova comissão executiva do colegiado.

Na mesma oportunidade, foi eleita a Diretoria do Cojum, em que a ouvidora da Mulher do TJMA, Danyelle Bitencourt, foi eleita a 1ª Secretária do Colégio.

Dentre as principais deliberações da reunião, houve o agendamento do primeiro encontro do Colégio de Ouvidorias das Mulheres para os dias 3 e 4 de maio, a ser realizado em São Luís.

Atualmente, o Judiciário brasileiro conta com 55 ouvidorias das mulheres instaladas por todo o país.

OUVIDORIA DA MULHER

A Ouvidoria da Mulher foi criada por meio da Resolução nº 97/2022, no âmbito da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMA, presidida pelo desembargador Cleones Cunha.

É um canal especializado para o atendimento de mulheres que se sintam em situação de violência de gênero, assédio moral, sexual, discriminação e outras formas de violência, baseadas no gênero, no âmbito do Tribunal de Justiça, que possam desencadear procedimentos administrativos e/ou judiciais referentes a atos de violência contra as mulheres.

Além do atendimento direto às mulheres, orientações e encaminhamentos, a Ouvidoria viabiliza a melhoria dos serviços institucionais especializados na temática da violência doméstica e familiar baseada no gênero.

CONTATO

O contato com a Ouvidoria da Mulher pode ser feito por:

Formulário eletrônico: https://sistemas.tjma.jus.br/attende/xhtml/frmAvisoOuvidoriaMulher.jsf;

Telefone: (98) 3198-4770;

WhatsApp: (98) 98506-8033;

e-mail: ouvidoriadamulher@tjma.jus.br;

Balcão virtual: https://vc.tjma.jus.br/bvouvidemulher

Atendimento Presencial: Rua de Nazaré, n. 58. Centro, CEP: 65010-410

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS