Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA entrega equipamentos a agentes de segurança do Judiciário

13/01/2023
Izaque Botelho

Magistrados(as) e servidores(as) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) agora podem se sentir ainda mais seguros no ambiente de trabalho. Na última quinta, 12, em cerimônia realizada no Centro Administrativo (Rua do Egito), foram entregues kits de segurança aos bombeiros do Judiciário. 

A solenidade promovida pela Diretoria de Segurança Institucional (DSI), contou com a presença do presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten; o diretor-Geral do TJMA, Carlos Anderson; o presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional (CPSI), desembargador José de Ribamar Castro; o juiz e coordenador da Assessoria de Gestão Estratégica de Modernização, Márcio Brandão, além de agentes de segurança do TJMA.

Foram adquiridos cintos torniquete, luvas de alto padrão, tesouras ponta romba para resgate, kits de primeiros socorros e demais itens de segurança. Na prática, os oficiais agora poderão oferecer atendimentos cada vez mais ágeis e seguros aos profissionais da Justiça. “Com os novos equipamentos, estima-se que os oficiais possam agir de 5 a 10 minutos em cada caso, atuando em uma primeira intervenção até a chegada da equipe médica”, disse o Tenente Helton Costa de Loyola.

Para o desembargador José Ribamar Castro, presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional (CPSI), a aquisição dos materiais representa, principalmente, maior efetividade na solução dos desafios diários. “Nas ocasionais panes de elevador, antes nosso bombeiro no momento do resgate corria muito risco por não ter o material ideal, hoje graças ao trabalho conjunto da Comissão de Segurança e da Diretoria de Segurança Institucional, os oficiais têm todo o material necessário para o melhor exercício de suas atribuições”. Além dos novos equipamentos, ainda estão previstos treinamentos aos oficiais de segurança, bem como a inauguração em fevereiro do Centro Integrado de Segurança do Poder Judiciário no Fórum Desembargador Sarney Costa.

O reforço na segurança institucional do Tribunal de Justiça acontece após quase uma semana dos ataques terroristas em Brasília. O episódio foi lembrado pelo Coronel Alexandre Magno, diretor de Segurança Institucional do TJMA, que pontuou a importância da garantia da manutenção das instituições democráticas. “O Poder Judiciário atualmente passa por um momento extremamente sensível, nós acompanhamos os últimos atos que foram perpetrados em Brasília - especialmente contra o Supremo Tribunal Federal. Que este evento seja oportuno a comunicar o preparo do Tribunal de Justiça do Maranhão àqueles que tentam avançar contra a democracia”, afirmou.

Por fim, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, procurou ressaltar a importância dos agentes de segurança para a garantia do Estado Democrático de Direito. “Vocês representam a nossa fortaleza, a serenidade de que poderemos continuar evoluindo, independente de quem quer que esteja no comando dos poderes. O nosso trabalho diuturno tem de ser pelo fortalecimento das instituições, não há nada mais nobre do que garantir o futuro de quem nem mesmo veio a nascer. Tenho certeza de que estamos no caminho certo!”, disse.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373

GALERIA DE FOTOS