A assessora técnica de Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Mônica Teresa Sousa, foi congratulada, nessa quarta-feira (7/12), com o Prêmio Fapema 2022, na categoria “Pesquisador Sênior”, em cerimônia realizada no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís. O Presidente do Tribunal, desembargador Paulo Velten, foi representado pelo juiz Ferdinando Serejo durante a solenidade.
O Prêmio é uma iniciativa do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), concedido a pesquisadores das áreas do conhecimento (Exatas, Humanas e Sociais, Saúde ou Biológicas) que tenham vinculação a instituições de ensino superior do Maranhão, especialmente em cursos de pós-graduação stricto sensu.
Mônica Sousa – que também é professora de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – desenvolve pesquisas nas áreas do Direito Internacional, especialmente, em decisões de Cortes Internacionais e seu impacto no Direito brasileiro; e do Direito Internacional dos Direitos Humanos.
A servidora pública realizou pesquisas específicas sobre o Tribunal de Justiça do Maranhão, no que diz respeito à formação dos juízes e juízas do Estado do Maranhão, a partir da atuação da Escola Superior da Magistratura (Esmam).
Além disso, é autora de pesquisa premiada em 1º lugar no Programa de Iniciação Científica (Pibic) da UFMA sobre as decisões do TJMA acerca da judicialização da saúde em 2012.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4370