Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA implanta escritório de gerenciamento de projetos 

O escritório será responsável em dar continuidade ao projeto de modernização do Judiciário

Publicado em 17 de Mai de 2022, 11h49. Atualizado em 17 de Mai de 2022, 12h53
Por Danielle Limeira

Para alcançar resultados efetivos e garantir a continuidade do projeto de modernização da gestão administrativa do Poder Judiciário, iniciado em maio de 2021, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) deu o kick off (pontapé inicial), para a implantação do Escritório de Gerenciamento de Projetos estratégicos (EGP), nesta terça-feira (17). 

O objetivo do EGP é dar prosseguimento às atividades de revisão do planejamento estratégico e fortalecer as iniciativas do Projeto de Modernização da Gestão Administrativa com foco em celeridade, eficiência e resultados, organizados e co-gerenciados pela Empresa Falconi. Para isso, o Tribunal instituiu pilares para a estruturação dos projetos nas fases de revisão do planejamento e implementação, são eles: capacitação, método de trabalho, padrões, boas práticas, tecnologia, comunicação e sustentabilidade.

Durante a abertura do Kick Off, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten falou, por videoconferência, do dever do Tribunal em dar continuidade aos projetos iniciados na gestão anterior, do ex-presidente Lourival Serejo, como garantia da impessoalidade na administração pública e para que o Tribunal avance no seu dever como instituição democrática na prestação de um melhor serviço à população.

“O ponto de partida sinaliza que temos que trabalhar com foco e resolutividade, que é um dos nossos eixos temáticos de gestão. São 43 projetos que foram muito bem alinhavados e desenhados, entre eles, 18 que serão tocados pelo escritório de projetos e 25 por seus líderes. O que vamos fazer agora precisa ser um pouco mais, vamos para o operacional. É arregaçarmos as mangas e tocarmos o trabalho”, disparou o presidente.

Entre outras responsabilidade, o Escritório de Projetos deverá garantir a aplicação da metodologia de gerenciamento dos projetos do TJMA; apoiar os gerentes de projetos em todas as fases do projeto; garantir o controle de todos os projetos da organização; avaliar causas sistêmicas de desvios dos projetos e propor soluções; apoiar o Gerente de Projeto na elaboração e atualização do cronograma; apoiar o Gerente de Projeto na gestão de riscos e consolidar lições aprendidas dos projetos.

O coordenador do planejamento estratégico do TJMA, juiz Márcio Brandão, ressaltou que todos os projetos estão em consonância com os eixos da gestão do Biênio 2022/2024, destacando entre eles, o princípio da Governança, e normatizados pela Resolução TJMA nº 44/2021.

Márcio Brandão destacou, ainda, a importância da atuação da Corregedoria Geral da Justiça para obter o êxito no desenvolvimento dos projetos. “O corregedor geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, é responsável (sponser) por projetos da Justiça de Primeiro Grau, os quais, a juíza Tereza Nina exerce liderança. A atuação efetiva da Corregedoria demonstra que a Mesa Diretora do Judiciário é coesa, harmônica e uníssona na execução do planejamento estratégico da instituição”, afirmou.

O Escritório de Projetos foi apresentado pelo consultor da Falconi, Lucas Matos. Estavam presentes na reunião de implantação, a desembargadora Sônia Amaral; o desembargador José Gonçalo de Sousa Filho (videoconferência), a juíza Tereza Nina (Planejamento Estratégico da CGJ-MA); o juiz Marcelo Oka (videoconferência) e os líderes e as líderes dos projetos estratégicos do Poder Judiciário.

CONTEXTUALIZAÇÃO

Em maio de 2021, a Falconi iniciou no TJMA o projeto de Modernização da Gestão Administrativa com foco em celeridade, eficiência e resultados, o qual visava atender a demanda da alta administração do tribunal em relação à revisão do Planejamento Estratégico, à implementação da Gestão de Riscos, Compliance, bem como a melhoria da eficiência financeira em receitas e despesas do tribunal.

Inicialmente foi priorizado a revisão do Planejamento Estratégico do TJMA, para uma visão 2021-2026 para promover o alinhamento das estratégias e projetos prioritários aos objetivos do mapa estratégico e conectá-las com os macrodesafios do CNJ.

Com esses norteadores definidos, foram identificadas melhorias através da eficientização da arrecadação e de seus processos de trabalho, bem como a otimização das despesas correntes das Diretorias e Comarcas do TJMA. Para tanto, foram mapeadas as oportunidades e planejadas ações de melhorias nas estruturas de trabalho, sistemas, pessoas e processos que alavanquem os principais resultados. 

Por fim foi estruturada a Gestão de Risco e Compliance, com o objetivo de mitigar os riscos institucionais e operacionais do TJMA.

Inplantação do Escritório de Gernciamento de Projetos do TJMA

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98)3198-4370

GALERIA DE FOTOS