Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Urologista orienta servidores do TJMA sobre cuidados com a saúde masculina

Campanha do Novembro Azul alertou sobre os perigos do câncer de próstata

Publicado em 18 de Nov de 2021, 10h07. Atualizado em 18 de Nov de 2021, 10h09
Por Glaucilene Oliveira

Orientações sobre os cuidados com a saúde masculina, principalmente no que se refere à prevenção do câncer de próstata, foram destaque durante palestra alusiva ao Novembro Azul realizada nessa terça-feira (16). O momento foi direcionado aos servidores e funcionários terceirizados do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), e ocorreu no auditório do Centro Administrativo, com participação do urologista e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Rafael Carvalho.

“O homem vive cerca de sete anos a menos que as mulheres por falta de prevenção e de cuidado com a saúde masculina. Aqui, estamos tentando vencer o desconhecimento. Então, conhecendo, sabendo o que é o câncer de próstata, isso adianta o trabalho, pois procura-se de forma precoce o médico para poder fazer avaliação. Assim, é importante que cada pessoa que está aqui passe as informações adiante, tendo em vista que cada uma é um vetor de informação”, disse o médico.

Palestra 1

A chefe da Divisão Médica, Keila Ligia Costa de Melo, e o médico André Luiz Neves Pereira também participaram das atividades. 

O professor explicou que o câncer de próstata é o crescimento desordenado das células e atinge mais homens na faixa etária de 60 a 70 anos. “Um em cada sete homens vai padecer da doença – a segunda que mais acomete e mata a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país, conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA)”, concluiu, alertando sobre os tabus que envolvem o tema e dificultam a detecção e tratamento precoce da enfermidade.

FATORES DE RISCO E DIAGNÓSTICO

De acordo com Carvalho, há diversos fatores de risco que prejudicam a próstata, como o envelhecimento, questões hereditária e hormonal, obesidade e infecções. Sintomas como vontade de urinar frequentemente à noite, sangue na urina ou no sêmen são sinais de alerta, porém, por acharem que são sintomas advindos da idade, muitos homens deixam de procurar o médico.

Quando se consegue fazer uma detecção precoce, a chance de cura do câncer é alta. Mas, quando deixa para uma fase avançada, isso cai muito. Por conta disso, o urologista deveria ser visto como o médico do homem, independentemente da idade, para trabalhar de forma preventiva. “O homem deveria procurar o urologista, assim como a mulher procura o ginecologista, a partir da puberdade”, observou.

A detecção precoce pode ser feita de maneira bem simples. Uma das formas é o toque retal, em que é possível, com um toque, sentir o nódulo ou caroço e saber se o paciente tem alguma alteração que precisa ser investigada. Outra alternativa é por meio do exame de sangue clínico e que dura poucos segundos, o Antígeno Prostático Específico (PSA), proteína que está presente na próstata. Ambos os exames são complementares, assim, um não exclui o outro.

TRATAMENTO

Existem várias modalidades de tratamento, a exemplo da vigilância ativa, em que o paciente monitora o câncer de baixo risco e pouco volume por meio de exames e consultas periódicas.

Outras formas de tratar podem ser buscadas por meio da cirurgia, da radioterapia, hormonioterapia e quimioterapia. Essas técnicas podem ser combinadas ou não e dependem de cada caso. Todas as modalidades de tratamento são oferecidas, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A gente tem que pensar: como queremos estar daqui a cinco, dez, 15 ou 20 anos? Eu quero estar tratando o câncer com diagnóstico tardiamente ou quero estar tranquilo, sabendo que tive um câncer lá atrás que poderia ter avançado? Essa é uma pergunta que temos que nos fazer o tempo todo, e temos que colocar na nossa cabeça, nós jovens, para podermos cuidar de quem amamos: da nossa família, filho, netos, esposa”, enfatizou o urologista.

Quem estiver precisando de ajuda e estiver com sintomas, pode contactar a Divisão Médica do TJMA, bem como pode entrar em contato com o médico urologista Rafael Carvalho pelo instagram @rafael_fcarvalho ou pelo número (98) 9 98112-3246.

CAMPANHA SOLIDÁRIA 

A Divisão Médica continua com a campanha de doação de produtos de higiene pessoal para a Fundação Antonio Dino que é a casa de apoio ao Hospital Aldenora Belo.

As doações podem ser entregues até o fim deste mês na Divisão Médica, na recepção do prédio principal do TJMA.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98)3198-4370

GALERIA DE FOTOS