Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Aberta segunda etapa do Curso de Segurança Institucional do TJMA

O treinamento traz inovações quanto às técnicas de autodefesa para proteção da integridade dos profissionais do Judiciário

Publicado em 30 de Jun de 2021, 12h01. Atualizado em 30 de Jun de 2021, 14h55
Por Ascom ESMAM

Teve início nesta terça-feira (29) a segunda etapa do Curso de Segurança Institucional (SEGINST - Módulo 3), destinado aos juízes, juízas e profissionais da Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar do Tribunal de Justiça do Maranhão (DSIGM – TJMA). Os participantes estão divididos em cinco turmas e as atividades são realizadas no Centro de Aperfeiçoamento Tático-Operacional da Polícia Federal (CATO-PFMA), em São Luís, até 1º de julho.

Com duração de 54 horas, a capacitação é coordenada pela Comissão de Segurança Institucional do TJMA e Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), com o apoio do Exército Brasileiro, Polícia Federal (SR/MA) e Associação dos Magistrados (AMMA). São utilizadas metodologias específicas, que consistem na compreensão da atual situação de vulnerabilidade do Poder Judiciário e domínio dos principais protocolos de segurança adotados na proteção de magistrados e magistradas.

No módulo 3, o treinamento traz inovações no conteúdo programático e os inscritos poderão aprofundar conhecimento adquiridos nas etapas anteriores, sobre noções e técnicas de autodefesa para proteção de suas integridades, com ênfase em condutas de segurança preventiva nas mais diversas situações do dia a dia e do trabalho, com aulas práticas de tiro defensivo e estudos de casos.

A ESMAM é a escola judicial referência no país na realização da capacitação em segurança institucional. Desde 2015, foram ofertadas 10 turmas (Módulos 1 e 2), beneficiando cerca de 200 juízes(as) estaduais, além de integrantes da Justiça Federal, Ministério Público, Justiça do Trabalho, Defensoria Pública e servidores de outros tribunais e órgãos parceiros, nos polos judiciais de São Luís, Imperatriz e Caxias.

MEDIDAS DE SEGURANÇA NO JUDICIÁRIO

Na aula de abertura, realizada na Esmam, o desembargador Raimundo Barros, presidente da Comissão de Segurança Institucional, destacou que o Judiciário maranhense tem investido sistematicamente em medidas que aumentam a segurança das unidades judiciárias, dos juízes e servidores em todo o Estado. "Iniciamos mais uma etapa desse curso avançado, a fim de dotar os participantes de conhecimentos e práticas que lhes assegure defesa quanto às ameaças diárias a que estão suscetíveis diariamente”, complementou.

CURSO DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL -  29 DE JUNHO

Instrutor Enio Bolivar e o coronel Alexandre Magno repassam orientações aos participantes na ESMAM

O coronel Alexandre Magno, diretor de Segurança Institucional, acrescentou que, de acordo com os últimos diagnósticos de segurança realizados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o TJMA figura entre os tribunais mais bem avaliados quanto à estrutura de segurança institucional e que vem desenvolvendo de forma proativa todas as recomendações relativas à área. 

INSTRUTORES

Participa como instrutor, o coronel da Polícia Militar de Alagoas, Enio Bolivar de Albuquerque - bacharel em Direito, com pós-graduação em Segurança Pública (CAO – APMSAM) e participação na Conferência Anual SWAT – DALLAS (TEXAS-USA). Instrutor Low Light (COPA – PCAL). Palestrante no Brasil e Exterior sobre o tema da Baixa Luminosidade.

Na primeira etapa, o grupo foi treinado pelo agente do Serviço Aeropolicial da Polícia Civil de Santa Catarina (SAER/PCSC), Marcelo Esperandio, bacharel em Direito, com pós-graduação em Direito Constitucional e Atendimento Pré-Hospitalar Policial (Escola Superior de Polícia da PCPR, com experiência em Departamento de Investigação Criminal e Grupo de Diligências Especiais, instrutor Credenciado da ACADEPOL - PCSC, Academia DEAP/SC e ACADEPOL - PCPR.

 

esmam@tjma.jus.br

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

 

GALERIA DE FOTOS