Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA inicia Projeto de Modernização da Gestão Administrativa

Publicado em 30 de Abr de 2021, 10h00. Atualizado em 30 de Abr de 2021, 9h01
Por Juliana Mendes

Com foco em eficiência e resultados, o Tribunal de Justiça do Maranhão vai executar um amplo projeto de modernização e aprimoramento da gestão administrativa e financeira no âmbito do Judiciário maranhense, com a duração de oito meses entre as fases de planejamento, captura, controle e apresentação de resultados. A reunião online de início e apresentação do projeto - Kick Off – foi realizada nesta quinta-feira (29), com a participação do presidente do TJMA e do corregedor-geral da Justiça, desembargadores Lourival Serejo e Paulo Vélten; do juiz coordenador da Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização do TJMA, Angelo Santos; dos diretores e diretoras do TJMA; e dos representantes do Grupo Falconi – empresa especializada em gestão administrativa, contratada para prestar consultoria técnica ao TJMA para execução do projeto, intitulado “Modernização da gestão administrativa com foco em eficiência e resultados”.

O projeto de modernização é dividido em três partes, contemplando inicialmente a definição das prioridades do Tribunal, por meio da revisão do Planejamento Estratégico para o período de 2021-2026, em conformidade com os macrodesafios e indicadores dispostos na Resolução Nº 325/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com prazo de conclusão para o mês de junho de 2021, promovendo o alinhamento das estratégias e projetos prioritários da atual gestão aos objetivos do mapa estratégico.

A segunda parte contempla a modernização da gestão administrativa com foco em eficiência e resultados, prevendo a geração de recursos para viabilizar as melhorias planejadas através da eficientização da arrecadação e de seus processos, bem como otimização das despesas das Diretorias e Comarcas, com ações de melhoria nas estruturas de trabalho, sistemas, pessoas e processos que alavanquem os principais resultados e possibilitem maior investimento.

A terceira parte do projeto vai atuar por meio da implementação da Gestão de Risco e Compliance, para prevenção do desvio de conduta e aperfeiçoamento dos mecanismos de controle, com o fim de mitigar os riscos institucionais e operacionais do Poder Judiciário.

Durante o Kick Off, o presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, avaliou que o Projeto de Modernização pretende promover ampla transformação na gestão administrativa do Poder Judiciário maranhense durante sua gestão à frente da Corte, marcada pelas limitações causadas pela pandemia do novo Coronavírus. “O projeto representa uma grande oportunidade para a instituição, com a geração de novos conhecimentos e novos modelos de governança e gestão”, observou.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Vélten, disse que a iniciativa empresta expertise e experiência ao Judiciário, conforme tem se observado de modo geral em vários tribunais, a exemplo do STJ. “Não temos dúvidas que a Falconi vai trabalhar para aperfeiçoar a nossa administração e avançar com resolutividade, dando cabo a solução para nossos problemas com novas ferramentas de gestão”, avaliou.

Para o juiz Ângelo Santos, a Consultoria Falconi inicia os trabalhos no TJMA em momento oportuno, na fase de construção da sua estratégia para os próximos seis anos, sendo a oportunidade de conduzir a instituição para uma evolução exponencial por meio da modernização administrativa, inovação e uso da tecnologia com reflexo na qualidade e efetividade da prestação jurisdicional. “A AGEM acompanhará a consultoria Falconi e atuará de forma efetiva para garantir o cumprimento de todas as etapas propostas no projeto”, informou.

FRENTES DE TRABALHO

Durante a reunião, o Grupo Falconi apresentou a contextualização, objetivos e benefícios do projeto, entregas e etapas do trabalho durante os oito meses de consultoria. 

Como objetivos específicos esperados para o projeto estão a correlação entre os objetivos estratégicos atuais e as metas de gestão do biênio 2021/2022 que direcionarão a organização para resultados de curto médio e longo prazo para o período de 2021 a 2026;  qualificação do gasto público; redução da evasão de receitas; implementação da gestão de risco e Compliance; implementação sistemas de controle de despesas desdobrados nos principais processos de trabalho do TJ; capacitação da equipe do Tribunal para dar continuidade a esse trabalho; e valorização dos servidores por meio de uma gestão moderna. “Em relação à gestão financeira do TJMA, o projeto prevê uma meta de mais de R$ 41 milhões ao ano, por meio da otimização das despesas e aumento das receitas”, informou.

O consultor Lucas Carrera Matos apresentou todas as etapas específicas de desenvolvimento do projeto por meio da consultoria, que prevê quatro frentes de trabalho. A primeira é a Revisão da Estratégia para o período de 2021-2026, que acontece nos meses de maio e junho, com o diagnóstico estratégico, alinhamento das iniciativas estratégicas, mapa estratégico e projetos prioritários. A segunda frente é a Gestão Financeira das despesas e receitas, que será desenvolvida de maio a agosto, envolvendo levantamentos, definição e negociação de metas e elaboração de planos de ação, entre outras.

A terceira frente – Gestão de Risco e Compliance - será executada de setembro a novembro deste ano, contemplando o mapeamento e classificação de riscos, definição de normativos, definição de escopo e manual de compliance. A quarta frente – Controle e Captura dos Resultados – é desenvolvida junto às demais no período de maio a dezembro, com o acompanhamento sistemático da governança do projeto em níveis e da implementação dos planos estabelecidos nas demais frentes de trabalho, contemplando reuniões, controle de metas e ações, identificação dos melhores resultados e disseminação de boas práticas. A sistemática de governança se estabelecerá em três níveis de gestão – Comitê Deliberativo, Comitê Executivo e Frentes de Trabalho.

O consultor Bayard Loureiro ressaltou como fatores críticos de sucesso do projeto a importância de um trabalho integrado entre a consultoria, a Alta Administração do TJMA e as equipes da instituição, destacando o papel da Comunicação institucional como forma de engajar e mobilizar o Tribunal. “Além da transferência de conhecimento gerencial, é essencial que o projeto seja conduzido por pessoas com conhecimento do negócio, além de um forte acompanhamento da Liderança”, frisou.

CONSULTORIA

Segundo apresentado pelo consultor e gerente de projetos José Flausino Faria, o Grupo Falconi é uma empresa líder em consultoria de gestão, atuando no Brasil e em outros países, ajudando organizações a alcançar excelentes resultados e impactar positivamente a sociedade, implementando sistemas focados em pessoas, tecnologias e inovação e que já atuou junto a diversos tribunais do país, a exemplo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ). “Com mais de 600 consultores, 300 parceiros e mais de seis mil projetos concluídos, obtendo 92% de taxa de sucesso nos projetos”, informou.

Também participaram do Kick Off os consultores Ricardo Ribas, Rafael Coutinho, Priscila Silva e Mauro Eustáquio, todos da equipe do Grupo Falconi.

Agência de Notícias do TJMA

asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS