Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Campanha Saúde no Judiciário orienta sobre atendimento do setor médico

Vídeo informa acerca de marcação de consultas, horários, contatos e licença para tratamento de saúde, durante período de teletrabalho

Publicado em 29 de Mar de 2021, 8h00. Atualizado em 29 de Mar de 2021, 7h39
Por Ascom/TJMA

Na nova edição da série “Saúde no Judiciário”, o servidor Artur Antônio Amaral, da Divisão Médica do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), fala sobre o atendimento do setor, durante o atual período de teletrabalho na Justiça, até o dia 15 de abril, estabelecido pelo presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, em virtude do avanço da pandemia da Covid-19, com o aumento de casos e a alta ocupação de leitos de UTI, no Estado, conforme Portarias 2232021 e 1952021.

O projeto "Saúde no Judiciário" é desenvolvido pela Coordenação de Serviço Médico, Odontológico e Psicossocial da Diretoria de Recursos Humanos do TJMA.

Durante o vídeo, o técnico judiciário Artur Amaral esclarece dúvidas sobre canais de atendimento, marcação de consultas, horários, licença para tratamento de saúde em caso de Covid-19 ou outras doenças.

Assista, abaixo, ao vídeo "Saúde no Judiciário" e tire suas dúvidas sobre o atendimento do Setor Médico do TJMA:

O servidor informa que o procedimento para licença de tratamento de saúde, em geral, continua o mesmo, sendo realizado via sistema Digidoc, por meio do envio de requerimento e documentos comprobatórios (receitas médicas, atestado, exames), além do preenchimento de informações e observações pertinentes.

Em caso de Covid, o servidor também deve especificar, no sistema Digidoc, os sintomas sentidos e a data de início deles, sendo imprescindível o paciente ou algum familiar acompanhar o andamento do processo.

Em relação aos quadros de Covid-19, o servidor Artur Amaral faz um alerta importante: “É importante o servidor ter um acompanhamento médico (do Tribunal ou outro de confiança do paciente) desde o início dos sintomas. É fundamental ter essa orientação para que a doença não evolua. A Coordenação Médica está à disposição para atender todos os servidores, no horário de expediente normal, das 8h às 18h, esclarecendo as dúvidas. Em caso de urgência, o ideal é procurar a Emergência de um hospital”, destacou.

APOIO PSICOLÓGICO

Durante o vídeo, a psicóloga do TJMA, Ingrid Rodrigues, anunciou que a Coordenadoria de Serviço Médico, Odontológico e Psicossocial irá retomar os grupos de apoio psicológico com vistas a promover a escuta de servidores e juízes, o compartilhamento de ideias e a discussão de recursos para enfrentamento da atual situação. 

“Sabemos que precisamos manter o nosso equilíbrio mental esses tempos. Mas entendemos, também, que isso tem sido complicado em virtude do aumento dos casos de Covid-19 e dos últimos acontecimentos em geral”, frisou.

ATENDIMENTO

Durante esse período, até o dia 15 de abril, em que as atividades presenciais do TJMA foram suspensas, o coordenador de Serviço Médico, Odontológico e Psicossocial do TJMA, José Luís Nascimento Araújo, está atendendo, exclusivamente por mensagens de WhatsApp, pelo telefone (98) 99171-6501, às terças, quintas e sextas, das 8h às 12h, para tirar dúvidas, orientar magistrados e servidores em casos de suspeita de Covid-19, quanto a quadro clínico, exames e receita inicial do protocolo para Covid-19.

Os profissionais de saúde da Divisão Médica também atendem servidores e magistrados por telefone, videoconferência ou trabalho remoto, a depender da situação apresentada.

Os que apresentarem sintomas gripais ou assemelhados devem entrar em contato com a médica Edna Lemos, pelo serviço de Teleorientação, pelo número (98) 98414-4524, a partir das 15h. Preferencialmente, também, para sintomas gripais, outra forma de contato é por videoconferência, com a médica Léa Coutinho, este previamente agendado por meio do sistema Salus, no serviço Sentinela do Portal do Poder Judiciário. O médico André Luiz também atende por videoconferência, às terças.

Serviços de teleorientação em psiquiatria são prestados em horários agendados por meio do sistema Salus, para atendimento pelo médico Luiz Eduardo, pelo número (98) 98401-8945, a partir das 9h, e pela médica Graça Souto, pelo telefone (98) 99176-4491, a partir das 14h.

SUGESTÕES

Quer que um tema do seu interesse seja abordado na série Saúde no Judiciário? Então escreva para o e-mail divmedica@tjma.jus.br .

Os vídeos da série Saúde no Judiciário ficam disponíveis em todas as redes sociais oficiais do TJMA (tjmaoficial): no Instagram, Twitter, YouTube e Facebook. 

MAIS INFORMAÇÕES

Para mais informações sobre o atendimento do setor médico:  (98) 98445-4595 e o (98) 99137-3565; e-mail divmedica@tjma.jus.br .

 

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198.4300


 

GALERIA DE FOTOS