A Secretaria Judicial Única Digital das Varas Cíveis (SEJUD CÍVEL) do Termo Judiciário da Comarca de São Luís, localizada no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), instalou um posto de informação, no hall do prédio, com o objetivo de conscientizar e informar as partes e os advogados sobre a nova divisão no atendimento das Varas Cíveis do Fórum da capital.
A unidade, que iniciou suas atividades no último dia 13 de julho, é um modelo unificado para tramitação exclusiva de processos judiciais eletrônicos (PJe) e dá cumprimento às ordens e demais expedientes dos juízos das 16 Varas Cíveis da Comarca de São Luís.
O posto de informação possui computador ligado aos sistemas processuais e um servidor que é responsável por fazer consultas rápidas e buscas de informações sobre o andamento dos processos cíveis, orientando os jurisdicionados e os advogados. A medida visa evitar o deslocamento desnecessário de pessoas às Varas Cíveis. Para os processos judiciais que estiverem em fase de cumprimento, os jurisdicionados e os advogados serão orientados a se dirigirem à SEJUD CÍVEL. Se o processo estiver nos gabinetes dos magistrados, serão orientados a se dirigirem à Vara Cível em que tramita o processo.
Inicialmente, o posto de informação da SEJUD CÍVEL vai funcionar por 90 dias. Durante a primeira etapa da retomada gradual das atividades do Fórum, que se estende até dia 31 de julho, o posto funcionará de 8h30 às 11h30.
SEJUD CÍVEL - Funciona no 5º andar do Fórum de São Luís. No mês de julho, o atendimento presencial está sendo realizado por meio de agendamento prévio nas segundas, quartas e sexta-feiras, no horário de 9h às 11h. A unidade também segue realizando o atendimento por meio do trabalho remoto, de 8h às 18h, pelo e-mail sejud_civelslz@tjma.jus.br e pelo aplicativo Telegram (98) 98845-2064.
Priscilla Costa
Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís.