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COMUNICAÇÃO | Canais do Judiciário maranhense alcançam cerca de 1,3 milhão de visualizações durante o Plantão Extraordinário

14/05/2020

Desde o dia 17 de março, quando o Poder Judiciário maranhense iniciou a implantação de medidas de combate à propagação da pandemia do novo Coronavírus, ampliando a modalidade de teletrabalho, as mídias digitais do Tribunal de Justiça do Maranhão alcançaram cerca de 1,3 milhão de visualizações ou interações nos conteúdos disponibilizados no site do TJMA e nas contas institucionais no Facebook (/tjmaoficial), Twitter (/tjmaoficial), Youtube (/tjmaoficial) e Instagram (@tjmaoficial).

Durante o período de pandemia global, com um terço da população mundial praticando o isolamento social, pesquisas e dados mostram o aumento do uso das mídias digitais como ferramentas de comunicação e informação. Segundo levantamento da consultoria Kantar, que coletou dados de mais de 25.000 pessoas em 30 mercados entre os dias 14 e 24 de março, os aplicativos Facebook, Instagram e Whatsapp tiveram um crescimento de 40% no período pesquisado.

O Portal do Poder Judiciário do Maranhão (www.tjma.jus.br) recebeu, no período de 17 de março a 8 de maio, o total de 1.045.227 (um milhão, quarenta e cinco mil, duzentos e vinte e sete) visitas (quantas vezes o site foi acessado), sendo 601.397 visitantes únicos (quantidade de pessoas que visitaram o site). Segundo relatório do Google Analytics, nesse período, o número de novos usuários foi de quase 550 mil, representando mais de 88% do total de visitantes.

As redes sociais do Tribunal de Justiça do Maranhão também demonstram um elevado consumo de informações e interação pelos meios digitais. No Instagram, a conta do TJMA teve um crescimento de cinco mil seguidores entre os dias 16 de março e 8 de maio, alcançando a marca de 30 mil seguidores e totalizando mais de 200 mil interações - ações executadas no perfil. Somente no período de 4 a 10 de maio, as publicações do perfil do TJMA no Instagram alcançaram mais de 15 mil contas (número de usuários que viram pelo menos uma publicação); e quase 140 mil impressões (número total de vezes que as publicações foram visualizadas).

Entre 17 de março e 8 de maio, o número de inscritos no canal do Youtube do TJMA dobrou – passando de 554 para 1110 inscritos atualmente. No mesmo período, segundo as Estatísticas do Youtube, a rede registrou um alcance de quase 80 mil impressões (aumento de 311%); 15.300 visualizações (aumento de 292%); 7.100 espectadores únicos (crescimento de 246%) e 2.600 mil horas de exibição (aumento de 407%).

Na rede social Facebook, a média de alcance das publicações do TJMA aumentou de 413 para 906 no período do plantão extraordinário, totalizando mais de 5 mil interações (ações executadas no perfil), após as medidas causadas pela pandemia. No perfil do Twitter, o TJMA alcançou cerca de 85 mil impressões (quantas vezes os tweets foram visualizados pelos usuários).

De acordo com o assessor-chefe da Assessoria de Comunicação do TJMA, Antonio Carlos Lua, houve um aumento das demandas dirigidas ao serviço de Comunicação após o início da pandemia e da implantação do teletrabalho no Judiciário. “O aumento do consumo das informações do Judiciário reflete na aproximação com a sociedade, que é um dos nossos principais objetivos. Neste momento, vemos ainda mais a relevância do trabalho da imprensa em geral para fazer chegar à sociedade a informação verdadeira”, avalia.

PANDEMIA - Após o início das medidas de prevenção ao contágio, o Tribunal de Justiça do Maranhão passou a realizar sessões de julgamento das câmaras e do Plenário por videoconferência, disponibilizando as sessões plenárias em tempo real por meio do canal do Youtube do TJMA. Anteriormente ao procedimento de videoconferência, as sessões de julgamento já vinham sendo transmitidas ao vivo pela Rádio Web e Youtube (Plenárias).

O uso das lives – que teve um aumento de 70% durante o mês de março nos EUA, segundo o Business Insider - representa um tipo de conteúdo ampliado pelo Poder Judiciário durante o período de pandemia, com a participação de servidores, magistrados e convidados para tratar de temas de interesse público e da Família Judiciária.

Também por meio de vídeos disponibilizados nos canais do IGTV e Youtube, o Serviço Médico e a Divisão Psicossocial do TJMA estão publicando uma série de orientações para o período da pandemia, voltados tanto ao público interno quanto à população em geral, abordando esclarecimentos sobre saúde mental e física e prestando apoio durante o período de isolamento.

 

Juliana Mendes / Artes: Eduardo Sales

Assessoria de Comunicação do TJMA

ascom@tjma.jus.br

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