As iniciativas e políticas públicas idealizadas para o enfrentamento, eventuais problemas e a superação dos desafios da violência de gênero serão discutidos durante o colóquio “Violência de Gênero no Maranhão: diagnóstico e prognóstico”, que acontecerá no dia 13 de março, das 8h às 12h, em Imperatriz, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB (Rua Simplício Moreira, 1083 – Centro).
As inscrições gratuitas para o evento, promovido Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), acontecem de 4 a 11 de março. São 100 vagas disponíveis no sistema acadêmico Tutor para juízes e servidores do TJMA. Advogados, promotores, defensores, acadêmicos e outros profissionais que atuam no combate à violência de gênero no Maranhão podem se inscrever por meio de formulário eletrônico disponível AQUI.
A coordenadora do evento, juíza Sônia Amaral, explica que o colóquio abre espaço para discussão da temática com pessoas que atuam na rede de prevenção e proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no Maranhão, permitindo contemplar outras dimensões do problema, por quem, em regra, limita-se a analisar a questão a partir da folha estática do processo.
TEMÁTICA
O tema será dividido em três painéis que tratarão sobre Subnotificação da Violência de Gênero (Thamisa Fialho Rodrigues - Coordenadora do Programa de Atenção Básica da Mulher de Imperatriz), Medidas Protetivas de Urgência: denúncias falsas (Ana Paula Silva Araújo – juíza da Vara Especial de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Imperatriz; e Silviane Lenira Cavalcante Tenório – Delegacia Especial da Mulher) e Políticas Públicas e Responsabilidade do Estado (Susan Lucena Rodrigues - diretora da Casa da Mulher Brasileira).
Comunicação ESMAM
(esmam@tjma.jus.br)
(98) 3235 3231