A 3ª Vara da Família de São Luís promove no dia 18 de fevereiro (terça-feira) a roda de conversa “Constelação Familiar na Justiça”, com a consteladora familiar e sistêmica, Cláudia Chaves, que abordará como essa ferramenta vem auxiliando nos acordos judiciais. A técnica psicoterapêutica criada pelo alemão Bert Hellinger, usada no Poder Judiciário em vários estados, mostra-se eficaz em conflitos relacionados à disputa de guarda de crianças, alienação parental, inventários e pensão alimentícia, entre outros processos.
O evento, que ocorre no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), das 15h30 às 18h, é aberto ao público, mediante inscrições gratuitas que podem ser realizadas pelo telefone (98) 98116-2757. O objetivo, segundo a consteladora, é apresentar o Projeto Constelação Familiar, desenvolvido pela juíza titular Joseane de Jesus Corrêa Bezerra, na 3ª Vara da Família de São Luís, e mostrar a contribuição que a ferramenta vem proporcionando aos jurisdicionados na resolução de conflitos.
A abertura será realizada pela juíza Joseane Bezerra, às 15h30, no Salão Ecumênico do Fórum. Em seguida, a consteladora Cláudia Chaves fará a roda de conversa, promovendo a interação dos participantes por meio de dinâmicas vivenciais, procurando demonstrar na prática como a metodologia da constelação sistêmica funciona e como influencia as relações pessoais e os conflitos sociais.
Cláudia Chaves disse que no Maranhão a juíza Joseane Bezerra é uma das maiores incentivadoras da utilização dessa ferramenta e que a magistrada aposta no projeto da constelação familiar como um valioso método de auxílio em suas audiências para a autocomposição das partes. Ela ressalta que a 3ª Vara da Família vem apoiando o trabalho das constelações com rodas processuais e mutirão das partes.
A partir de março serão realizadas dinâmicas com jurisdicionados que são partes em processos da 3ª Vara da Família, como vem sendo feito desde a implantação do projeto na unidade judiciária. Durante a atividade, os participantes, por meio de conceitos, dinâmicas em grupo e exemplos práticos do dia a dia, aprendem sobre a importância da ferramenta para a solução dos conflitos.
CONSTELADORA - Voluntária e uma das executoras do projeto na 3ª Vara da Família, desde 2018, Cláudia Chaves é servidora do Ministério Publico Estadual; pós-graduada em Ciências Criminais; tem formação em Constelação Familiar e Sistêmica; é coaching de carreira; especialista em planejamento de carreira de jovens advogados; professional e self coaching; e master practitioner licenciada em Programação Neurolinguística.
Núcleo de Comunicação do Fórum Des. Sarney Costa.