Poder Judiciário//Mídias/Notícias

TJMA e Prefeitura de Imperatriz garantem 100 registros de propriedade e regularizam abatedouro municipal

Mais de 100 títulos entregues em 13 bairros consolidam nova etapa da Regularização Fundiária Urbana na cidade

Publicado em 15 de Out de 2025, 14h00. Atualizado em 15 de Out de 2025, 13h32
Por Danielle Limeira

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e a Prefeitura de Imperatriz realizaram, nessa terça-feira (14/10), a entrega de 100 registros de propriedade a moradores e moradoras de 13 bairros do município. A solenidade, resultado de uma parceria estratégica entre as instituições, marcou mais um avanço do Programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) e reforçou o compromisso conjunto de promover segurança jurídica e dignidade às famílias imperatrizenses.

O ato contou com a presença do juiz Delvan Tavares Oliveira, titular da Vara Agrária da Comarca de Imperatriz e responsável pelo Polo de Imperatriz no âmbito da Regularização Fundiária, que representou o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho. Também participaram o prefeito Rildo Amaral e o secretário municipal de Regularização Fundiária, Carlos Hermes Ferreira, que destacaram a importância da cooperação técnica entre os órgãos.

Esse trabalho de regularização só é possível quando as mãos se juntam. Tribunal de Justiça, cartórios e prefeituras atuam de forma coordenada que resulta em momentos como este: de garantia do direito à propriedade com a entrega de títulos para as pessoas”, afirmou o juiz Delvan Tavares Oliveira.

O programa de regularização beneficiou moradores dos bairros Centro, Bacuri, Nova Imperatriz, Juçara, Santa Rita, Mercadinho, Bom Sucesso, Imigrante, Vila Nova, Vila Lobão, Boca da Mata, Vila Redenção e Jardim São Luís, transformando a posse em propriedade plena, com matrículas individualizadas em cartório.

O documento é fundamental para a inclusão social e econômica das famílias, garantindo o direito à moradia e o acesso a crédito e benefícios públicos”, ressaltou o secretário Carlos Hermes Ferreira.

A articulação técnica do processo é coordenada pelo Núcleo de Governança Fundiária (NGF) do TJMA. A secretária-geral do NGF, Marília Linhares, e os membros Francisco Júnior Oliveira e Robert Sousa participaram do evento, celebrando os resultados do trabalho de campo e da análise documental que possibilitaram a entrega dos títulos.

PATRIMÔNIO PÚBLICO REGULARIZADO

Durante a solenidade, também foi entregue a Certidão de Matrícula do Abatedouro Municipal de Imperatriz, marco importante para a gestão pública local. A regularização do equipamento garante a plena titularidade do imóvel ao município, permitindo a captação de recursos e a realização de investimentos e melhorias estruturais no espaço.
 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026

GALERIA DE FOTOS