Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Capacitação em IA e PJe fortalece plano de letramento digital da ESMAM

O curso integra o plano de capacitação em letramento digital para magistratura e profissionais do TJMA, alinhanda às tendências tecnológicas que impactam a administração judiciária

Publicado em 25 de Set de 2025, 17h08. Atualizado em 26 de Set de 2025, 9h17
Por Asscom ESMAM

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) ofertou, nos dias 22 e 23, o curso “Prática de Atos Administrativos com Utilização de Automações e Inteligência Artificial”, destinado ao aperfeiçoamento de servidores(as) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) no uso de tecnologias aplicadas à rotina administrativa e judicial.

Com carga horária de 20 horas, a formação ocorreu na Divisão de Direitos e Deveres do TJMA, sob condução do juiz Rodrigo Terças, e intega o plano de capacitação da Escola em letramento digital para magistratura e profissionais da justiça, alinhanda às tendências tecnológicas que impactam diretamente a administração judiciária e o futuro do trabalho no Judiciário maranhense

O curso abordou desde a utilização do PJe e suas extensões até técnicas de engenharia de prompts para aprimorar a interação com ferramentas de Inteligência Artificial, além do uso de automações e sistemas digitais que reduzem tarefas repetitivas e aceleram fluxos de trabalho. 

Segundo o formador, a iniciativa atende às diretrizes da Resolução nº 615/2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que regulamenta a aplicação de sistemas de IA no âmbito dos tribunais.

“O cumprimento dos requisitos legais, como o letramento digital, o uso da IA como ferramenta auxiliar — e não substitutiva —, além da observância dos limites de risco estabelecidos pela norma, são pontos fundamentais para a utilização prática desses recursos no dia a dia forense”, destacou.

O treinamento foi desenvolvido com foco na resolução de demandas da própria Divisão de Direitos e Deveres. “Toda a equipe pôde vivenciar, na prática, a criação de prompts voltados a melhorar a produtividade do setor, que recebe grande volume de solicitações. Com o uso de inteligência artificial, é possível eliminar tarefas repetitivas, acelerar o atendimento e reduzir o desgaste pessoal”, explicou Rodrigo Terças.

Os servidores receberam ainda capacitação específica para estruturar fluxos de conversação inteligentes, permitindo que assistentes virtuais respondam de forma precisa e dinâmica em diferentes contextos de trabalho.

O técnico judiciário Wilson Freitas Rodrigues elogiou a metodologia. “O curso está sendo muito inspirador. As ferramentas apresentadas visam diretamente a melhoria da produtividade do setor. O professor trouxe sua experiência prática, mostrando resultados que já estão sendo aplicados em sua comarca”, avaliou.

Para a chefe da Divisão de Direitos e Deveres, Flávia Ximenes, a formação alia teoria e prática com foco em resultados.

“O curso demonstra como a automação e a IA podem trazer mais eficiência, transparência e agilidade à gestão pública. Foi uma experiência acessível e muito útil para o nosso dia a dia”, afirmou.

 

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM 

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br 

Instagram: @‌esmam_tjma 

Facebook: @‌esmam.tjma 

Youtube: @‌eadesmam 

Fone: (98) 2055-2800

GALERIA DE FOTOS