A 2ª Vara Criminal de Imperatriz está realizando desde o início do mês, com pauta para o mês de setembro, a 2ª Reunião Ordinária do Tribunal do Júri. Na agenda, de julgamentos, em trabalho coordenado pela juíza Denise Pedrosa, com auxílio de outros magistrados. Da pauta, já foram realizados dois júris, a saber, nos dias 1º e 6, e um terceiro júri agendado para a próxima quinta-feira, dia 29.
A sessão que abriu a pauta teve como réu Idemar da Costa e Silva, acusado de prática de duplo homicídio, que teve como vítimas Aldizon Cruz e Vanessa dos Santos. Constou em denúncia que, em 3 de julho de 2016, Idemar teria matado as duas pessoas a tiros. Segundo a narrativa policial, as vítimas, que eram cunhadas, no dia dos fatos saíram juntas de casa para consumirem bebida alcoólica, como costumeiramente faziam.
Sucedeu que, ao caminharem tranquilamente pela rua acima referida, foram surpreendidas com os diversos disparos de arma de fogo. A polícia apurou, ainda, que o autor dos tiros seria um homem de “cor clara”, conhecido por “Alemão”, prestador de serviços no ramo de vigilância noturna. Sem a certeza de que Idemar seria o autor dos disparos, o Conselho de Sentença não reconheceu a autoria e absolveu o réu.
METAS E RESPOSTA PARA A SOCIEDADE
“Deve-se ressaltar que a não realização desses júris integrantes da pauta traria graves prejuízos à produtividade da unidade judicial, ao atingimento das metas do Conselho Nacional de Justiça e ao bom andamento dos serviços, considerando que os processos em pauta são de réus presos e/ou de Meta do CNJ (…) A unidade encontrando-se sem juiz titular desde março deste ano”, pontuou Denise Pedrosa.
Conforme Portaria expedida pela Corregedoria Geral da Justiça, sete magistrados estão designados para funcionarem junto ao mutirão da 2ª Vara Criminal. O juiz Frederico Feitosa está respondendo pela 2ª Vara Criminal de Imperatriz.
Para setembro, estão agendados julgamentos para os dias 6,17,19, 24,25,26 e um designado para o dia 1º de outubro.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br