Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Membros do NPJ do TJMA participam de reuniões de alinhamento do CNJ

O assunto é sobre as novas ferramentas e formas de transmissão do Datajud

Publicado em 25 de Out de 2023, 15h20. Atualizado em 27 de Out de 2023, 16h30
Por Ascom/TJMA

Os integrantes do Núcleo de Pesquisa Judiciária (NPJ), criado pela Resolução-GP nº 93, de 27 de setembro de 2022, estão participando neste mês de outubro, dos eventos promovidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os Webinários têm como objetivo aprimorar a operacionalização da base de nacional de dados do Poder Judiciário (DataJud) por meio de novas ferramentas e apresentar o novo modelo de transmissão de dados.

O primeiro evento foi realizado na última sexta-feira, 20 de outubro, pelo Cisco webex Meetings e nele foi apresentado a nova ferramenta que auxiliará na análise dos dados dos Tribunais.  A gravação será disponibilizada em breve.

O segundo evento acontecerá nesta sexta-feira, 27 de outubro, às 16h, pelo Cisco webex Meetings e objetiva apresentar o lançamento do novo modelo de transmissão de dados do Datajud.

Os participantes poderão assistir ao lançamento do novo modelo de transmissão de dados do Datajud, na próxima sexta, dia 27, através da via Webinar.

Base Nacional de Dados do Poder Judiciário - DataJud

A Base Nacional de Dados do Poder Judiciário - DataJud, foi instituída pela Resolução CNJ Nº 331/2020, como a fonte primária de dados do Sistema de Estatística do Poder Judiciário - SIESPJ. 

O DataJud é responsável pelo armazenamento dos dados e metadados processuais, sejam físicos e/ou eletrônicos, referentes a todos os tribunais do Brasil. Seu lançamento oficial foi em 25 de maio de 2020, na 1ª Reunião Preparatória para o XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário. 

Os dados extraídos do DataJud são utilizados para fins de estudos, diagnósticos e contribuem para o acompanhamento das políticas públicas, visando a otimização, integração de dados entre entes públicos e sobretudo conferindo maior transparência no Poder Judiciário.

Núcleo de Pesquisas Judiciárias - NPJ 

O Núcleo de Pesquisa Judiciária - NPJ, é responsável pela produção de dados do Poder Judiciário do Maranhão. Seu compromisso é zelar pela consistência e integridade dos dados, mantendo-os organizados, saneados e fidedignos. 

Foi criado pela Resolução-GP nº 93, de 27 de setembro de 2022,  e possui caráter permanente para coordenar, organizar e validar a base de dados do TJMA.

Além disso, o NPJ, fomenta e apoia a elaboração de estudos e diagnósticos para fins de acompanhamento das políticas judiciárias e observa  padrões de conceitos e parâmetros estatísticos. 

O núcleo também visa fornecer subsídios técnicos para a formulação de pesquisas com a finalidade de desenvolver políticas judiciárias locais que aprimorem a qualidade do serviço jurisdicional prestado à sociedade maranhense. 

Tem interesse em saber mais sobre o Núcleo de Pesquisa Judiciária do TJMA e o DataJud? Entre em contato com njp@tjma.jus.br.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198 4373

GALERIA DE FOTOS