Planejamento

APRESENTAÇÃO

O Conselho Nacional de Justiça, através da Resolução nº 211, de 15 de dezembro de 2015, dispôs sobre a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário, onde estabeleceu as Diretrizes Estratégicas de Nivelamento, objetivando o aperfeiçoamento da Governança da Tecnologia da Informação e Comunicação no Judiciário.

A norma determina que cada tribunal deve elaborar e manter seu Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação, em harmonia com as diretrizes estratégicas institucionais e nacionais.

O Tribunal de Justiça do Maranhão elaborou seu Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC) em conformidade com os macrodesafios do Poder Judiciário, dando especial atenção ao desafio de que estabelecer a “Melhoria da infraestrutura e governança de TIC”.

O processo de construção da estratégia da TIC foi desenvolvido a partir do Planejamento Estratégico do TJMA e dos levantamentos de necessidades de tecnologia da informação, com o objetivo de buscar o cumprimento dos objetivos estratégicos, observando-se os valores, a missão e a visão da área de TIC do TJMA.

O PETIC constitui assim valiosa ferramenta, que orientará as ações de TIC durante o quinquênio 2016/2020, com o objetivo de promover melhorarias nas condições de trabalho e dar celeridade e qualidade aos serviços prestados aos jurisdicionados.
Este documento corresponde à 1ª revisão do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC) do Tribunal de Justiça do Maranhão, será a base documental que conterá as perspectivas, objetivos, indicadores, metas e principais iniciativas que nortearão as prioridades em tecnologia da informação durante o período compreendido entre 2016 e 2020.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

O Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação constitui-se em um processo gerencial, contínuo e dinâmico, de elaboração, execução e monitoramento de estratégias de curto, médio e longo prazo.

Visa garantir que as metas e objetivos da TI estejam totalmente vinculados aos objetivos do negócio e às metas da organização e deve estar alinhado com o planejamento estratégico da organização. O PETI é um processo dinâmico e interativo para estruturar estratégica, tática e operacionalmente os sistemas de informação e a infra-estrutura de TI necessários para o atendimento das decisões, ações e respectivos processos da organização

O Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação - PETIC é o documento resultante da primeira etapa desse processo: a de elaboração de objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas.

O Planejamento Estratégico de TIC permite identificar as necessidades institucionais, a fim de otimizar a alocação de pessoas e a utilização de recursos tecnológicos, administrativos e financeiros no âmbito da Diretoria de Informática e Automação.

DOWNLOADS