O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Programa de Preparação à Aposentadoria (PPA), realizou, nos dias 4 e 5 de agosto, duas ações voltadas ao bem-estar, à valorização pessoal e ao desenvolvimento de habilidades dos servidores e das servidoras que estão em processo de transição para a aposentadoria.
O Programa é coordenado pela Diretoria de Recursos Humanos (DRH) por intermédio da Divisão de Gestão de Desempenho, com o apoio da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), e é desenvolvido com apoio de equipe multidisciplinar.
As atividades aconteceram no Auditório Desembargador Orville de Almeida e Silva, localizado no Fórum da Comarca de São Luís, com temáticas voltadas à inclusão digital na maturidade e à estimulação cognitiva.
No dia 4/8, foi promovido o curso Inclusão e Letramento Digital na Terceira Idade, ministrado pelo servidor Givanildo Marques, coordenador de Atendimento ao Usuário da Diretoria de Informática do TJMA. A capacitação abordou conteúdos como:
Já no dia 5/8, foi realizada a Oficina de Estimulação Cognitiva para Idosos, conduzida pelas psicólogas Jucileine Lobo e Queila Anceles, da Clínica Trivitalle — instituição parceira do Programa de Descontos e Vantagens do TJMA. A oficina envolveu:
PROGRAMA DE PREPARAÇÃO À APOSENTADORIA
As ações fazem parte do cronograma do Programa de Preparação à Aposentadoria (PPA), iniciativa que busca colaborar com o processo de transição funcional e pessoal de magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário maranhense.
O PPA promove espaços de diálogo e reflexão sobre a nova etapa da vida, incentivando o planejamento consciente da aposentadoria e a construção de novos projetos pessoais, profissionais e sociais.
O programa também visa desconstruir a ideia de inatividade no pós-carreira, estimular o protagonismo dos participantes e oferecer suporte técnico, emocional e informacional, por meio de oficinas, palestras e atendimentos com profissionais internos e externos.
Agência TJMA de Notícias
ascom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026