Poder Judiciário/Corregedoria ExtraJudicial/Mídias/Notícias

Mais dois casamentos comunitários estão com inscrições abertas

Os casais de Coelho Neto e João Lisboa terão a oportunidade oficializar o matrimônio 

Publicado em 20 de Mar de 2025, 14h49. Atualizado em 28 de Mar de 2025, 16h46
Por Flávia Brandão

Mais duas edições do projeto Casamentos Comunitários acontecerão em Coelho Neto e João Lisboa. A iniciativa vai possibilitar a legalização gratuita da união de casais de baixa renda, considerando que as despesas com as taxas cartorárias podem comprometer o orçamento familiar. Os casais de cada região que desejam oficializar a união devem atentar ao prazo e critérios de participação.

Em Coelho Neto, as inscrições seguem aberta até o dia 4 de abril, das 8h às 14h, e podem ser realizadas no Cartório do Ofício Único da cidade, localizado na Rua Marechal Castelo Branco, nº 304, Centro. No município, serão contemplados até 200 casais e a celebração acontecerá no dia 24 de maio, às 8h, no Salão do Júri do Fórum Desembargador José da Vera Cruz Santana (localizado na Av. José Silva s/n, bairro Olho D'Aguinha), conforme Portaria nº 943/2025

No município de João Lisboa, os casais têm até o dia 31 de março para garantir participação na cerimônia, que será realizada no dia 22 de maio, a partir das 17h, no Ginásio Nicolau Dino, localizado na Rua Resplandes, s/n, Centro. Com base na Portaria nº 928/2025, as inscrições acontecem das 8h às 13h e podem ser feitas até o dia 31 de março, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Rua XV de Novembro, s/n, antigo prédio do Ministério Público, Centro).

Criado em 1998, o projeto Casamentos Comunitários alcançou importância e dimensão social, sendo a experiência levada a todo país. No Maranhão, as estimativas apontam para mais de 120 mil celebrações já realizadas. Com a iniciativa, é possível assegurar, também, o fortalecimento da família como núcleo básico de convívio e construção de valores sociais que edificam a sociedade, bem como a proteção e a garantia dos direitos civis da família e de sucessões.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA PARTICIPAÇÃO

Regulamentado pelo Provimento nº 32/2022, o projeto Casamentos Comunitários garante a oficialização da união de forma gratuita, entretanto, noivas e noivos precisam ficar atentos a critérios como a quantidade de vagas, o local de domicílio e a documentação necessária para os procedimentos legais realizados pelos cartórios. Em relação a lista de documentos, deve-se apresentar: 

a) Certidão de Nascimento (solteiro/solteira);
b) Certidão de Óbito do cônjuge falecido (viúvos/viúvas);
c) Certidão de Casamento averbada em cartório (divorciados/divorciadas);
d) autorização dos pais, se menor de 18 anos um dos nubentes;
e) documento oficial com foto (RG, Carteira de Identidade Nacional, passaporte, carteira de trabalho, CNH);
f) CPF;
g) comprovante de endereço;
h) 02 (duas) testemunhas (RG/CIN, CPF, endereço, estado civil e profissão).


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
E-mail: asscom-cogex@tjma.jus.br
Instagram: @cogex.ma
(98) 2055-2315

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS

Corregedoria ExtraJudicial

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS