A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ/MA), em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), o Ministério Público do Maranhão (MPMA) e o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), será uma das expositoras da Expo Indústria 2023. O evento, que é destaque em todo o nordeste, chega a sua 5ª edição e ocorre entre os dias 9 e 12 de novembro, das 17h às 22h, no “Multicenter, Negócios e Eventos”, em São Luís.
O evento é promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e, nesta edição, adotou três temáticas centrais, sendo elas Environmental, Social and Corporate Governance (EGS - no português: Ambiental, Social e Governança); Capital Humano; e Tecnologia e Inovação. Durante a programação, os visitantes poderão acompanhar painéis e palestras sobre uma governança transparente e responsável ao meio ambiente, sobre o novo perfil profissional e formação multidisciplinar e flexível para o impulsionamento de empresas, além da adoção e aprimoramento de novas tecnologias capazes de transformar a indústria e as pessoas.
A estimativa é que 45 mil visitantes prestigiem os 210 expositores que compõem a Expo Indústria 2023 durante os 4 dias de evento. O Núcleo de Governança Fundiária (NGF) da CGJ/MA marcará presença no local, apresentando a política de regularização fundiária que vem sendo realizada no estado, por meio de iniciativas realizadas pelo NGF, especialmente a iniciativa da Regularização Fundiária de Interesse Específico (REURB-E).
Além desse, outros projetos da Corregedoria serão expostos no evento, como o projeto “Justiça de Todos”, que garante cidadania e inclusão digital aos jurisdicionados.
REURB-E
O Núcleo de Governança Fundiária, por meio do projeto especial da Corregedoria “Registro Para Todos”, busca estimular a regularização fundiária de áreas rurais e urbanas no Maranhão, através da articulação e interlocução interinstitucional, fomentando a inclusão social e econômica das comunidades.
Para a garantia da inclusão dos mais diversos públicos, existem modalidades de regularização diferentes, entre elas a Regularização Fundiária de Interesse Específico (REURB-E), que trata especificamente de núcleos urbanos em que seus residentes são donos de pequenas indústrias, pequenos comércios. “A missão é que possam ser regularizados não somente os imóveis, mas também a terra na qual eles estão situados. Essa regularização permite que o negócio seja autossustentável, ou seja, que busque linha de crédito, de financiamento para a subsistência da sua própria atividade econômica”, explicou o juiz coordenador do NFG, Douglas da Guia.
Os organizadores da Expo Indústria definem a feira como “um caldeirão de inovações e tecnologias avançadas, essencial para aumentar a competitividade e estimular a economia criativa das indústrias maranhenses”. Essa parceria com a CGJ/MA representa como o impulsionamento dos comércios e produtores locais, pode fortalecer a colaboração entre empresas e o público consumidor, garantindo que possam expandir e prosperar.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br