Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Formação fortalece atuação em EaD na ESMAM

O curso aprofunda competências pedagógicas, comunicacionais e tecnológicas indispensáveis ao trabalho educativo no ambiente virtual da ESMAM

Publicado em 2 de Dez de 2025, 9h00. Atualizado em 3 de Dez de 2025, 13h57
Por Flávia Brandão

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) concluiu mais uma capacitação estratégica para fortalecer o ensino judicial em ambientes virtuais. O curso “Formação de Tutores: o Trilhar da Confecção do Projeto de Curso à Tutoria na EaD – Nível 2” certificou magistrados, magistradas, servidores e servidoras interessados em atuar na tutoria em programas de Educação a Distância (EaD) da instituição.

A formação, que aconteceu de 10 a 28 de novembro, na plataforma EaD ESMAM, aprofunda competências pedagógicas, comunicacionais e tecnológicas indispensáveis ao trabalho educativo no ambiente virtual, ampliando a rede de profissionais com aptidão para conduzir experiências formativas alinhadas às diretrizes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

TUTORIA E APRENDIZAGEM

O curso foi ministrado por Gabriel Henrique Collaço, formador da Enfam e especialista em metodologias ativas e EaD. Ele ressaltou o caráter estratégico da tutoria no processo de aprendizagem.

“A formação para a tutoria é um percurso de desafios criativos e de inovação, com desenvolvimento de competências e foco no plano de ação. Na EaD, a pessoa tutora desempenha papel essencial como facilitadora das aprendizagens e mediadora do processo formativo, observando as características de cada turma e conduzindo os estudantes em direção aos objetivos educativos”, destacou.

PRÁTICAS 

A formação iniciou com dois dias de ambientação e se estruturou em duas unidades temáticas. A primeira abordou planejamento na EaD, com aprofundamento na elaboração de projetos, definição de planos de ação e organização do ambiente virtual, além da curadoria de materiais didáticos. A segunda unidade concentrou-se nas competências necessárias à atuação tutorial, como escuta ativa, escrita afetiva, oralidade e estratégias para estimular o aprendizado ativo.

Durante três semanas, os participantes realizaram atividades síncronas e assíncronas, produziram podcasts, analisaram estudos de caso, participaram de fóruns formativos e vivenciaram simulações de mediação — experiências essenciais para compreender a dinâmica da tutoria na prática.

MELHOR ATUAÇÃO

Para a servidora Bruna Fernandes, analista judiciária da ESMAM, a formação foi uma oportunidade de alinhar sua atuação às diretrizes pedagógicas da Enfam:

“Busquei o curso para aprofundar minhas competências na EaD e fortalecer minha capacidade de acompanhar e engajar estudantes. A formação trouxe ferramentas teóricas e metodológicas que ampliaram minha atuação.”

Ela destaca que a experiência reorganizou sua compreensão sobre a complexidade da tutoria:

“O curso mostra como teoria, metodologia, situações-problema e mediação se articulam no planejamento das ações. Também evidencia o quanto a dimensão humana — empatia, comunicação e acompanhamento ativo — é central na EaD. Sairei mais preparada e motivada para atuar de maneira consciente e estratégica.”

NOVOS DESAFIOS EM EAD

Com o encerramento das atividades, os participantes estão habilitados a planejar e acompanhar ações educacionais que envolvem desde a concepção de projetos instrucionais até a mediação no ambiente virtual de aprendizagem, contribuindo para o fortalecimento da EaD no âmbito do Judiciário maranhense.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Telefone: (98) 2055-2800

 

GALERIA DE FOTOS