O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), realizou o curso “Gestão e Operação de Laboratórios de Inovação”, inédito na jornada de formação continuada da instituição. A capacitação, com carga horária de 20 horas, foi ministrada pelo tutor Rodrigo Mota Narcizo em formato híbrido.
O curso representa um marco no fortalecimento da cultura de inovação no TJMA, ampliando a capacidade de gestão e sustentabilidade do ToadaLab, laboratório de inovação do tribunal. Ao promover a integração entre servidores(as), magistrados(as) e comunidade, a iniciativa consolida um espaço estratégico de colaboração, experimentação e criação de soluções inovadoras para o sistema de Justiça.
O objetivo é desenvolver competências estratégicas e operacionais para a condução de laboratórios de inovação, alinhados à Política Nacional de Gestão da Inovação no Poder Judiciário (Resolução nº 395/2021, CNJ). As aulas online aconteceram de 2 a 4 de setembro, e a etapa presencial no ToadaLab, no dia 9 de setembro.
PRÁTICAS INOVADORAS
A formação abordou desde os fundamentos históricos e institucionais até ferramentas aplicadas de diagnóstico, ideação, prototipação e teste de soluções. Para o tutor Rodrigo Narcizo, compreender o ciclo completo de funcionamento de um laboratório é essencial para consolidar práticas inovadoras no Judiciário. “O curso é feito para a gente compreender todos os elementos que um laboratório precisa ter: estratégia, operação, equipe, estrutura, serviços e comunicação. É fundamental para que os laboratórios possam pensar em suas práticas, objetivos e, principalmente, como transformar ideias em soluções que promovam inovação dentro da organização”, destacou o formador.
Entre os participantes, a técnica judiciária Elisandra Baima Mendes ressaltou a importância da metodologia híbrida, que combinou teoria e prática no ambiente do ToadaLab. “A experiência está sendo muito válida porque é uma oportunidade de reciclar conhecimentos enquanto laboratorista, entendendo na prática como funciona o Laboratório de Inovação, seus processos e práticas inovadoras além da prestação jurisdicional”, afirmou.
A laboratorista também destacou o uso do Canvas como recurso pedagógico para estruturar projetos de inovação. “O professor trabalhou com diversos canvas, explicando cada etapa, e agora estamos aplicando esse método para planejar e gerir os projetos. Essa abordagem foi uma inovação muito importante para mim”, completou.
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