O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) iniciou o primeiro módulo da trilha de formação Aprendendo a Liderar - inspirar pessoas, engajar times e fortalecer a cultura e a missão institucionais. O evento, coordenado pela Diretoria de Recursos Humanos (DRH), com o apoio da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ-MA) e Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM), reuniu magistrados e magistradas do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) que buscam o aprimoramento de suas habilidades de liderança como formação complementar à carreira.
A aula inicial, realizada na sede da ESMAM, teve como formadora Fábia Carla de Castro Alves, psicóloga e especialista em desenvolvimento humano, que destacou a importância da capacitação para uma gestão mais humanizada e eficiente no Poder Judiciário. "Liderança não é apenas sobre comando, mas sobre conexão e influência positiva. A trilha é uma oportunidade para desenvolvermos habilidades que impactam não apenas a gestão de equipes, mas toda a cultura organizacional", ressaltou.
Durante as atividades, os participantes tiveram acesso a um panorama da trilha de formação, que se desenvolverá em três módulos até maio deste ano. O conteúdo abrange temas como comunicação não violenta, empatia, segurança psicológica e perfis de liderança. A metodologia interativa adotada combina aulas presenciais, atividades online e oficinas práticas, promovendo uma imersão aprofundada no tema.
A juíza Gisa Fernanda Benício, titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Caxias, elogiou a abordagem da formação e a relevância do tema. Na análise da magistrada, a rotina intensa no Judiciário muitas vezes desvia a atenção de questões essenciais para uma boa gestão de equipe. "Este curso nos proporciona reflexões e ferramentas para atuarmos de forma mais eficaz e inspiradora, identificando as diferentes personalidades dos membros da equipe para trabalharmos também com foco nas individualidades, direcionando melhor o trabalho e a gestão", destacou.
A analista judiciária e mestra em Administração, Mariana Clementino Brandão, que também contribui com o curso, reforçou o compromisso da ESMAM com a qualificação dos magistrados. "O fortalecimento da cultura institucional passa pela valorização do capital humano. Estamos trabalhando para que cada líder no TJMA possa transformar positivamente o ambiente de trabalho e aprimorar a prestação dos serviços ofertados à sociedade. Isso repercutirá numa liderança mais engajada, colaborativa e alinhada à missão do Judiciário”, reforçou..
O primeiro módulo segue com atividades na plataforma EAD ESMAM até o dia 13. As próximas etapas da trilha acontecem em abril e maio, com inscrições limitadas aos participantes da primeira fase.
CRONOGRAMA DA TRILHA
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98) 2055-2800