A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) abre, no dia 24 de março, a quarta edição do projeto Ciclos Dialéticos, trazendo para discussão a intervenção do Estado nas relações familiares. O evento, que ocorrerá no auditório da Associação dos Magistrados (AMMA), será um espaço para o confronto de ideias, onde o público poderá debater diferentes perspectivas sobre o tema.
As inscrições estarão abertas até 20 de março, no sistema acadêmico Tutor (público interno) e no link de acesso ao público externo AQUI.
No painel Família, afeto e responsabilidade: a intervenção do Estado em discussão, duas especialistas no tema - Bruna Barbieri Waquim e Lícia Cristina Ferraz - pretendem promover um diálogo qualificado sobre os limites e desafios da atuação estatal no núcleo familiar.
“De um lado, há aqueles que defendem uma presença mais incisiva do Estado para garantir a proteção de direitos fundamentais, como o melhor interesse da criança e do adolescente. De outro, há quem argumente que a autonomia familiar deve ser preservada, evitando interferências excessivas que possam comprometer a dinâmica e a liberdade das relações privadas”, pontua a desembargadora Sônia Amaral, diretora da ESMAM e idealizadora do projeto.
A magistrada enfatiza a importância de estimular o pensamento crítico e o debate esclarecido. "A ideia central do Ciclos Dialéticos é oportunizar a escuta de pontos de vista diversos, eliminando a unicidade de pensamento e permitindo a construção de reflexões mais aprofundadas", destaca.
DEBATES E MODERAÇÃO
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98) 2055-2800/2801