O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) promove, de 17 de março a 7 de abril, o curso de formação continuada Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência e o Novo Modelo Social de Inclusão. O objetivo é preparar a magistratura e profissionais que atuam no Judiciário para implementação das políticas de inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência.
As inscrições estarão abertas de
17 a 23 de fevereiro, no
sistema acadêmico Tutor, com certificação de 30 horas-aula, na modalidade “a distância”, atividades síncronas e assíncronas, na plataforma EAD ESMAM. As aulas on-line (videoconferência) acontecem nos dias
18 e 25 de março e 1º de abril, das 15 às 17 horas. Também serão usados recursos e metodologias ativas, através de fóruns de discussão, análise de casos concretos e leituras complementares.
O conteúdo foi estruturado a partir das normas que asseguram o respeito aos direitos fundamentais e direitos humanos, com foco na prestação jurisdicional inclusiva e sustentável.
O formador, juiz Alexandre Antônio José de Mesquita, ressalta que a Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015 ), instrumentalizada pela Convenção de Nova York, cunhou instrumentos jurídicos de exercício pleno da cidadania, gerando aos Poderes da República a necessidade de se readaptar ao novo olhar à pessoa com deficiência e aos novos mandamentos normativos de proteção às garantias fundamentais ao grupo de vulneráveis; não mais de forma assistencialista e excludente, mas socialmente inclusiva e acessível.
“Essa e outras normas e convenções sustentam uma nova política de inclusão às pessoas com deficiência como sujeitos de direitos dentro do Poder Judiciário e a formação vem aperfeiçoar a atuação do seu quadro funcional de forma conexa, para que a jurisdição seja efetivada com presteza e eficiência e garanta a efetividade desses direitos”, reforça o magistrado, membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJMA.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
AMBIENTAÇÃO NA PLATAFORMA EAD ESMAM (assíncrona) – 17/3
MÓDULO I – 18 a 24 de março
Aula interativa síncrona (on-line), por videoconferência: 18/3 das 15h às 17h
DIREITOS HUMANOS NO SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO
- Historicidade
- Conceito de deficiência
- Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência
- Modelos de abordagem das Pessoas com Deficiência
- Modelo Social de Inclusão e o Poder Judiciário
- A Convenção de Nova York e o sistema jurídico interno
MÓDULO II – 25 a 31/3
Aula interativa síncrona (on-line), por videoconferência: 25/3 das 15h às 17h
A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO E O PODER JUDICIÁRIO
- Direitos Fundamentais e a Lei Brasileira de Inclusão (Lei n. 13.146/2015)
- O acesso à Justiça
- Pessoas com deficiência como sujeito de direitos
- Teoria das Incapacidades
- Capacitismo e antidiscriminação
MÓDULO III – 1º a 7 de abril
Aula interativa síncrona (on-line), por videoconferência: 1º/ 4 das 15h às 17h
TEORIA DAS INCAPACIDADES E OS INSTRUMENTOS DE APOIO
- Teoria da incapacidade e os sistemas de apoio
- Curatela e Tomada de Decisão Apoiada
- O Poder Judiciário e a nova política de inclusão da pessoa com deficiência
- Agenda 2030 da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
- A importância do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, no desenvolvimento de um modelo inclusivo de justiça para o Poder Judiciário Nacional
- Ações afirmativas como instrumentos de direitos humanos
SOBRE O FORMADOR
Alexandre Antônio José de Mesquita é juiz do Tribunal de Justiça do Maranhão, mestre em Direitos Fundamentais, especialista em Direito Penal e Processual Penal, membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJMA e da Rede de Enfrentamento à Violência à Pessoa com Deficiência do Estado do Maranhão. Formador de Formadores – níveis N1 e N2 - Enfam.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram/Threads: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Fone: (98) 2055 2800