A Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM), em parceria com o Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), está com inscrições abertas para o curso "Sistema de Justiça e Direito Antidiscriminatório". A formação, voltada para magistrados, magistradas e demais profissionais do TJMA, visa capacitar os profissionais do Judiciário para a aplicação de políticas de diversidade, inclusão e enfrentamento às práticas discriminatórias no âmbito da Justiça.
A Coordenação Pedagógica informa que o curso compõe a carga horária obrigatória para juízes e juízas em processo de vitaliciamento, que serão inscritos automaticamente pela escola judicial.
O curso tem como propósito discutir a implementação de políticas judiciárias antidiscriminatórias, promovendo uma prestação jurisdicional mais inclusiva e eficiente. A iniciativa está alinhada às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e aos tratados internacionais de Direitos Humanos, além de contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente no que diz respeito à educação de qualidade, redução das desigualdades e promoção da paz e da justiça.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Com carga horária de 40 horas-aula, o curso está credenciado junto à Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura (Enfam) para fins de promoção na carreira e vitaliciamento de juízes e juízas. As aulas acontecem na modalidade “a distância”, por meio da plataforma EAD-ESMAM.
A metodologia inclui exposições dialogadas, estudo de casos e fóruns de discussão, incentivando a troca de experiências entre os participantes. Serão oito horas de aulas síncronas (ao vivo), nos dias 12, 19 e 26 de março e 2 de abril, das 16h às 18h. Outras 32 horas estão distribuídas em atividades assíncronas, através de materiais complementares, fórum de discussão formativa e avaliação final.
MÓDULOS
DOCENTES E COORDENAÇÃO
Juiz Marco Adriano Ramos Fonsêca (Direito da Antidiscriminação e Questões Raciais);
Juíza Elaile Silva Carvalho (Gênero, Sexualidade e Sexismo);
Juíza Adriana da Silva Chaves (Acesso à Justiça e Povos Indígenas no Maranhão);
Juiz Alexandre Antônio José de Mesquita (Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência).
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES
O curso será realizado de 6 de março a 7 de abril. As inscrições estarão abertas entre os dias 17 e 21 de fevereiro, exclusivamente para magistrados e servidores do TJMA, pelo sistema Tutor.
Para mais informações e inscrições, os interessados devem acessar o site da ESMAM ou entrar em contato pelo e-mail pedagogia_esmam@tjma.jus.br.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram/Threads: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98)2055 2800