Para valorizar a escuta ativa e a troca de ideias entre os diversos setores e promover melhorias e adequações no seu planejamento interno, a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) reuniu servidores e servidoras no evento "Círculo de Diálogo - fortalecendo as conexões". O encontro, realizado no dia 24 de janeiro, contou com dinâmicas e técnicas que estimularam a reflexão coletiva para o alinhamento estratégico das ações da instituição.
A metodologia aplicada no encontro seguiu os princípios dos “Círculos de Construção de Paz” - geralmente utilizados em intervenções da Justiça Restaurativa. Participaram como facilitadoras, a juíza Mirella Cézar e as servidoras Antonilda Oliveira e Lorena Gaioso, profissionais habilitadas para aplicação da prática em diversos contextos.
“Essa dinâmica busca fortalecer a construção coletiva de projetos e ações que tragam benefícios para toda a instituição. O principal objetivo do círculo de diálogo é criar um ambiente inclusivo, onde todos possam compartilhar suas percepções sobre as iniciativas da ESMAM e seus projetos internos, que demandam a integração e colaboração de toda a equipe”, explicou Antonilda Oliveira (na foto acima, de blusa branca, em pé).
Durante o evento, foram destacadas as forças dessas ações e colhidas sugestões de melhorias, promovendo a valorização do trabalho coletivo e alinhando as atividades aos valores e à missão da ESMAM. As propostas e reflexões geradas durante os círculos serão organizadas em plano de trabalho a ser encaminhado à Secretaria Geral da escola judicial e à Diretoria para avaliação.
Para a diretora da ESMAM, desembargadora Sônia Amaral, a valorização da equipe e o incentivo ao trabalho colaborativo é essencial para o aprimoramento das ações institucionais, pois fortalecem as conexões internas e externas e trazem resultados positivos tanto interna como externamente.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98)2055 2800