A Escola Superior da Magistratura do Maranhão realizou, na noite de sexta-feira (8/11), mais uma edição do ESMAM Cultural, evento que celebra a arte e a cultura, promovendo um diálogo entre o judiciário e a sociedade. A 17ª edição da mostra reuniu profissionais do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), a magistratura e artistas, que revelaram seus talentos e expressões artísticas, no salão de festas da Associação dos Magistrados (AMMA).
A noite cultural teve 34 apresentações inscritas. A exposição artística “Galeria Prata da Casa” e a “Mostra de Talentos” receberam 8 trabalhos de fotografia, 11 participantes da área musical, 7 composições poéticas e 6 produções de artes plásticas, além de uma apresentação de dança e o lançamento do livro “Liberta-me de mim”, de Cledson Aires (2ª Vara Criminal de Açailândia). A cantora maranhense Adriana Bosaipo (foto no destaque), finalista do The Voice Brasil, subiu ao palco como artista convidada e animou a festa.
O servidor Fernando Souza, da Corregedoria Extrajudicial (COGEX), conduziu a mostra de talentos, destacando um pouco da memória do projeto, que fora idealizado em 2009, pelo então diretor da escola judicial, desembargador Lourival Serejo.
Manoelle Moraes interpretou "Meu erro" (Paralamas do Sucesso)
O evento marca o início da programação comemorativa aos 38 anos da ESMAM, fundada em 12 de novembro de 1986. A abertura contou com a participação da diretora da instituição de ensino judicial, desembargadora Sônia Amaral, e do seu vice-diretor, desembargador Nilo Ribeiro Filho (foto abaixo).
Sônia Amaral disse que o projeto comprova mais uma vez a importância da arte e da cultura como instrumentos de transformação social, promovendo a integração entre o judiciário, servidores e a comunidade. A magistrada ressaltou que a riqueza de talentos e a diversidade de expressões artísticas fizeram do evento um grande sucesso, demonstrando a força da arte em aproximar as pessoas e promover a inclusão.
“É com imensa alegria que me dirijo a vocês nesta noite memorável, na abertura da Mostra Cultural do Judiciário. A ESMAM, ao longo da sua trajetória, tem se dedicado a construir pontes entre o saber jurídico e as diversas manifestações culturais, e se fortalecido diante dos desafios, transformando obstáculos em oportunidades de crescimento. Cada pessoa que integra esta escola, contribui para a construção deste edifício cultural. Agradeço a todos que tornaram possível este evento e convido-os a celebrar a vida e a arte nesta noite especial”, concluiu.
A diretora também entrou no clima das apresentações e subiu ao palco para cantar “Como uma onda no mar”, de Lulu Santos, acompanhada pelas juízas Ana Célia Santana, MIrella Cézar e Tereza Carvalho (foto acima).
EXPOSIÇÕES
A "Galeria Prata da Casa" exibiu a criatividade em fotografias, poesias e obras de arte plástica. A exposição digital de fotografias, projetada no salão da AMMA, encantou o público com a diversidade de olhares e temas.
A poesia também teve seu espaço na galeria, com obras que exploraram a alma humana, os sentimentos e a força da mulher negra na terceira idade. Os versos de Bruna Barbieri Waquim, Renata Cerveira, Maria José Garcês, Antonielda Santos Sousa e Raimundo Nonato Ferreira emocionaram a plateia.
A exposição de artes plásticas abrilhantou o evento com diversidade de cores e formas. As telas vibrantes de Rosane Romeiro, Francisco de Assis Oliveira e Fabrício Drummond, retrataram paisagens e momentos de introspecção, contrastando com a escultura imponente de Georlinda de Araújo, que expôs “A Serpente Myleide”, utilizada no espetáculo junino Emaranhar, e "Touro Dom Sebastião" – que compôs o figurino do espetáculo de dança da coreógrafa Monique Machado. As peças são confeccionadas com papelão, papel alumínio e papel, e pintadas à mão.
MOSTRA DE TALENTOS
A noite foi embalada por música e poesia no recital "Mostra de Talentos", com ritmos que variavam do gospel ao MPB, passando pela bossa nova e canções autorais. Rejanne Gentil, Brunna Lorena Santos, Luan Azoubel, Janira Teixeira e Manoelle Moraes, entre outros, presentearam a plateia com suas interpretações e composições.
A dança também marcou presença com a performance de Luciana Brandão Ferreira e Rodrigo Pestana (foto abaixo), que contagiaram a todos com a energia do ritmo zouk - uma modalidade de dança de salão brasileira, com origem caribenha e francesa.
(Confira, no quadro abaixo, os trabalhos inscritos, autores(as) e intérpretes)
COMISSÃO
Integraram a comissão organizadora do evento nesta edição, os servidores da ESMAM: Alberto Rachid Trabulsi Sobrinho e Carlos Magno Belo Pereira, e as servidoras Anna Tereza Soares Gomes, Jakelina Maria das Dores Portugal Fonseca e Joseane Cantanhede dos Santos.
CLIQUE E VEJA O ALBÚM COMPLETO DO EVENTO
(Com fotos de Irma Helenn e Jhonathan Aroucha - NúcleoComEsmam)
TRABALHOS INSCRITOS
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98)2055 2800