Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Evento cultural reúne talentos do Judiciário nos 37 anos da ESMAM

A 16ª Mostra de Arte e Cultura do Judiciário teve 34 apresentações inscritas

12/11/2023
Ascom ESMAM

Com 34 apresentações inscritas, foi realizada na sexta-feira (10) a 16ª Mostra de Arte e Cultura do Judiciário - ESMAM Cultural 2023. A noite de talentos, na Associação dos Magistrados (AMMA), marcou a abertura das comemorações do aniversário de 37 anos da Escola Superior da Magistratura (ESMAM).  

O público teve acesso à Galeria Prata da Casa e Mostra de Talentos, compostas por 10 trabalhos de fotografia, 11 participantes da área musical, 8 composições poéticas e literárias, e 3 produções de artes plásticas, entre outras manifestações culturais. 

As fotografias, pinturas e poesias estarão expostas para apreciação de visitantes e servidores(as) no hall superior da ESMAM até o dia 17 de novembro (sexta-feira), das 8h às 18h.

Sendo assim,  a partir do dia 21.11.2023, o material exposto estará disponível para que seus(as) autores(as)  recebam na Biblioteca da Esmam, entre o horário das 08:00 às 18h (segunda a sexta-feira). 

Durante a mostra, aconteceu o lançamento da obra "Recomeçar", de Lorena Moura Borba, técnica judiciária da Biblioteca do Fórum de São Luís. A artista plástica maranhense Luiza Alves também participou da exposição, com obras da sua série em acrílico e espátula, que retratam detalhes de portas antigas, temas náuticos e paisagens.

 

O evento foi prestigiado por desembargadores e desembargadoras, juízes e juízas, que assistiram às apresentações musicais e recitais poéticos e conferiram as exposições fotográficas e de artes plásticas.

Na abertura da ESMAM Cultural, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira, parabenizou a escola pela realização de mais uma edição do evento, que estimula servidores e servidoras a apresentarem os seus talentos. 

 

Desembargador Paulo Velten (centro) parabenizou a equipe da ESMAM 

O diretor da ESMAM, desembargador José de Ribamar Castro (na foto abaixo), enfatizou a importância do projeto, destacando que o evento renova a interação entre público, judiciário e servidores.”A manifestação cultural coloca em evidência o potencial artístico dos servidores, proporcionando uma festa onde eles podem mostrar seus talentos fora do ambiente cotidiano de trabalho. É uma satisfação ver a participação ativa dos servidores e servidoras, que, ao se inscreverem para apresen”, disse.

 

 

PRATAS DA CASA

Participando da mostra pela primeira vez, a assessora jurídica e escritora Bruna Barbieri foi destaque na categoria “Poesia”.

Da mesma forma, Manoele Moraes (na foto do destaque), servidora da Biblioteca da ESMAM, revelou seu talento para a música, ao interpretar Apenas Mais Uma de Amor (Lulu Santos).

Ana Lídia Carneiro, da Secretaria Geral da ESMAM,  também se revelou nessa edição, expondo pintura em aquarela.

“A arte é o oxigênio da vida. É extremamente importante que existam iniciativas como essa, especialmente dentro do serviço público, em que a gente possa ter esses espaços de respiro. São coisas que estão bem distantes daquele nosso ambiente tão sério e tão formal, dos fóruns e dos gabinetes. Então é bem legal ver que, dentro da justiça, a gente tem espaço, como servidor público, onde nos sentimos contemplados e valorizados”, declarou Bruna Barbieri.

Nas Artes Plásticas, participaram ainda Fabrício Drummond Vieira da Silva (Divisão de Seleção e Movimentação na Carreira – CGJ-MA) e Georlinda Ferro (técnica judiciária - Vara de Interesses Difusos e Coletivos).

Na Poesia e Literatura, também foram destaques Ana Priscila Ferro (Secretaria Judicial Única Digital das Varas Cíveis), Guilherme Henrique Madeira Sampaio (Vara Única da Comarca de São Francisco do Maranhão), Raimundo Nonato Ferreira (Coordenadoria das Câmaras de Direito Público e de Direito Privado), Alessandra Silva Santos (Vara Única de Governador Nunes Freire), Nelson Melo de Moraes Rego (juiz  titular da Auditoria da Justiça Militar do TJMA) e Antonielda Santos (2ª Vara da Comarca de Lago da Pedra).

A produção musical ficou por conta do servidor e músico Alberto Trabulsi (Coordenandoria Administrativa da ESMAM), que dirigiu os ensaios, organizou os participantes e ainda participou do show de talentos, com composições de sua autoria. 

A montagem das exposições artísticas teve o apoio da equipe da escola judicial. O roteiro do evento foi conduzido pelo servidor Fernando Coelho (Núcleo de Comunicação da ESMAM). 

MÚSICA, MAESTRO!

Longe das sessões de julgamento da 3ª Câmara Criminal, a desembargadora Sônia Amaral (foto abaixo) recebeu aplausos do público, ao interpretar Caso Sério (Rita Lee). “Somos uma instituição de mais de 4 mil pessoas. Nesse universo, temos também um outro lado do conhecimento que se chama cultura. E nesse sentido é importante buscar e interessar-se pelos talentos, descobrir pessoas que têm algo mais a revelar e enriquecer a vida do outro”, acrescentou.

 

 

Para o servidor Luan Azoubel, músico e artista independente há 17 anos, o espaço da mostra de talentos é primordial. Devido à rotina intensa de trabalho, não temos muito tempo para nos dedicarmos à nossa arte. Aqui é um espaço que temos para divulgar o nossa produção artística”, concluiu. 

Também subiram ao palco Georlinda Ferro (técnica judiciária (Vara de Interesses Difusos e Coletivos), Jonatas Soares e Izaque Botelho (Assessoria de Comunicação da Presidência),  Ezequias Cunha (Comarca de Timon), Manu Moraes (Biblioteca da ESMAM), Sônia Amaral (desembargadora, vice-diretora da ESMAM), Maria José Garcês (4ª Vara da Fazenda Pública), Elizangela Silva (Comarca de Santa Inês) e Jaques Elray e Michael Mesquita (Assessoria de Comunicação da CGJ-MA).

O público foi surpreendido com fotografias registradas por quem atende as demandas dos fóruns e unidades judiciais do Estado, como os servidores(as) Guilherme Henrique Madeira Sampaio (Vara Única da Comarca de São Francisco do Maranhão), Fabrício Drummond Vieira da Silva (Divisão de Seleção e Movimentação na Carreira – CGJ-MA), Lorena Moura Borba (Biblioteca do Fórum de São Luís), Raimundo Olinda dos Santos Filho (Comarca de Magalhães de Almeida), Norma Cristina Serra Diniz (Divisão de Inovação, Projetos e Assuntos Legislativos da CGJMA), Raimundo Nonato Ferreira (Coordenadoria das Câmaras de Direito Público e de Direito Privado), Thiago Ribeiro Ramos (Divisão do Diário de Justiça Eletrônico), Ana Priscila Ferro Pinto Santos e Rosanne Mouzinho Mendonça (Secretária Judicial Cível - Fórum de São Luís) e Elaile Silva Carvalho (Juíza - 1ª Vara da Comarca de Codó).

CLIQUE E ACESSE O ÁLBUM COMPLETO DO ESMAM CULTURAL (com fotos de Ribamar Pinheiro - Asscom/TJMA)

ESMAM Cultural 2023

 

SOBRE O ESMAM CULTURAL

Lançado em 2009, o projeto ESMAM Cultural já se consolidou como um espaço destinado à valorização e à difusão da arte e da cultura no meio do Judiciário maranhense. O objetivo é destacar as mais diversas manifestações artísticas e culturais, criando um espaço de integração entre os profissionais da justiça estadual e a sociedade maranhense.

Ao longo dos 14 anos, já passaram pelo palco e galeria do ESMAM Cultural diversos artistas, nas áreas de cinema, música, teatro, artes plásticas e literatura. Além de nomes já consagrados, magistradas, magistrados, servidoras e servidores já puderam expor seus talentos artísticos, enriquecendo e dando sentido ao projeto.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

(esmam@tjma.jus.br)

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

(98) 3235 3231

 

GALERIA DE FOTOS