Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Mais de 600 participantes movimentam os cursos e eventos da EAD ESMAM

O Núcleo de Supervisão do Ensino a Distância é responsável pela concepção de salas virtuais que abrigam, em média, 12 ações por mês

Publicado em 25 de Ago de 2023, 12h00. Atualizado em 25 de Ago de 2023, 12h17
Por Irma Helenn e Bruna Castro

Mais de 600 participantes, entre membros da magistratura, servidores e servidoras do Judiciário, estão ativos nas salas de aula virtuais da plataforma de educação a distância da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (EAD ESMAM) - instituição responsável pelo aprimoramento constante de magistrados(as) e servidores(as) do Judiciário estadual. O número cresce gradativamente, com a oferta já programada de novos cursos nas próximas semanas.

O Núcleo de Supervisão do Ensino a Distância é responsável pela concepção de salas virtuais que abrigam, em média, 12 ações por mês. O trabalho é ininterrupto e tem a participação das equipes da Coordenadoria Pedagógica e das Divisões de Treinamento e Aperfeiçoamento e Projetos Institucionais da escola judicial.

Desde julho, estão em andamento, 13 ações educacionais que incluem os cursos da grade de formação continuada para juízes e juízas, capacitação para o quadro funcional e outras atividades autoinstrucionais, mantidas na plataforma para consulta e aperfeiçoamento das múltiplas áreas de atuação do Judiciário, como é o caso do curso para utilização do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU). 

As turmas, distintas e simultâneas, acolhem de 30 a 300 participantes, em cursos que têm entre 20 e 40 horas de duração, alguns com credenciamento pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura (Enfam).

As aulas são organizadas com conteúdos síncronos (aulas ao vivo) e assíncronos (apostilas, vídeos, fóruns de discussão), além da produção de atividades e pesquisas para mensuração do aproveitamento das turmas em relação aos programas ministrados. 

A frequência e os conceitos avaliativos (notas) são registrados na própria plataforma e seguem as regras disciplinadas pela Instrução Normativa nº 02/2023.

Quem se interessa por essa modalidade de ensino para alavancar sua carreira e se aperfeiçoar profissionalmente, deve ficar atento(a) ao calendário de cursos da ESMAM, que já tem atividades programadas até dezembro, incluindo cursos e eventos da plataforma EAD.

VEJA UMA SELEÇÃO DE CURSOS ONLINE GRATUITOS COM CERTIFICAÇÃO PELA ESMAM


APRIMORAMENTO PARA MAGISTRATURA 

No momento, os magistrados e magistradas participam do curso de formação continuada em Diversidade, Discriminação e Preconceito no Campo das Famílias. A abordagem é voltada para o aprimoramento das decisões e solução dos conflitos judiciais que envolvem diferentes formas de relação familiar e conjugal, evitando assim preconceitos e discriminação quanto às formas de configuração das famílias e das relações amorosas. 

A Execução Penal e Prisão Provisória também é tema de formação para a magistratura (foto do destaque), visando aprimorar a atuação, compreensão e aplicação das normas relacionadas à execução penal e prisão provisória para grupos vulneráveis que são impactados direta ou indiretamente pelo encarceramento.

 

 

Uma nova turma do curso sobre Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes (imagem acima) reúne juízes e juízas com competência nas áreas da Infância e Juventude para o desenvolvimento de técnicas e práticas específicas nessa modalidade de oitiva direcionada às vítimas e/ou testemunhas de violência.

A Formação de Formadores (FOFO) da ESMAM também vem sendo desenvolvida na modalidade a distância. Com a credencial da Enfam, a trilha prevê a qualificação pedagógica dos professores e professoras que atuam ou desejam atuar no âmbito das escolas judiciais do país. 

No momento, o FOFO Nível 2  trata sobre Soft Skills: inteligência emocional, comunicação e pensamento criativo para a docência. São 40 horas-aulas, reunindo magistrados(as) e servidores(as). 

 

Formação de Formadores em Soft Skills (FOFO - Nível 2)

 

ATUALIZAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DO JUDICIÁRIO

Para os profissionais que atuam nas diversas áreas do Judiciário, a escola judicial desenvolve, no momento, o curso de Noções Introdutórias sobre Justiça Restaurativa,  cuja abordagem visa disseminar o conhecimento sobre técnicas de Justiça Restaurativa, com habilitação para o uso de métodos e a aplicação de conceitos em situações de conflitos envolvendo jovens e adolescentes.

Um dos cursos mais concorridos da ESMAM é a Formação para Conciliadores e/ou Mediadores Judiciais, com credencial da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura (Enfam), que, nesse mês de agosto contou com uma turma no formato EAD, beneficiando servidores e servidoras da capital e do interior. 

Outro tema bastante procurado pelos servidores e servidoras, sendo pré-requisito para promoção na carreira, trata sobre Sustentabilidade na Administração Pública. A primeira turma (em andamento) mantém 100 participantes. Para a próxima temporada, em setembro, serão 300. O curso é autoinstrucional, possui duração de 20 horas e tem a finalidade de promover a conscientização sobre o tema, seus fundamentos teóricos e práticos, bem como o incentivo às boas práticas de preservação ambiental, responsabilidade social e aprimoramento da gestão institucional.

Pensando no bem-estar e também na gestão adequada das emoções, seja no trabalho ou fora dele, a escola judicial mantém um programa que incentiva e ajuda a desenvolver a inteligência emocional. O conteúdo desenvolvido em oficinas on-line e aulas assíncronas, tem foco no reconhecimento das próprias emoções e da coletividade, para adequar os relacionamentos no ambiente corporativo e de forma particular. Abaixo, imagens do curso Gestão Emocional e Foco.

 

 

Uma questão urgente e constante no Judiciário tem a ver com o aprimoramento dos dados lançados pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento e a aplicabilidade dessas informações nos casos concretos. Assim, desde maio vem sendo realizados treinamentos semipresenciais, com aulas na plataforma EAD e nas sedes das comarcas dos pólos judiciais.  Foram concluídas 11 turmas em agosto, com a participação de técnicos e auxiliares judiciais que trabalham na alimentação do sistema.

Na outra ponta, os postulantes à adoção no Maranhão também estão sendo treinados, via plataforma EAD ESMAM, com informações acerca dos aspectos jurídicos, psicológicos e sociais que envolvem a adoção. Participam os pretendentes que já possuem pré-inscrição no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).

 

Curso para pretendentes à adoção 

 

A aplicação do Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense (PBEF) é tema do curso Entrevista Forense Aplicada ao Depoimento Especial, com 60 horas de duração. Destinado aos servidores e servidoras das varas competentes para a matéria,  a capacitação aborda sobre o protocolo cientificamente válido, destacando a realização de Depoimento Especial (DE), em consonância com o determinado pela Resolução do Conselho Nacional de Justiça CNJ 299/2019, e de acordo com o preconizado pela Lei 13.431/2017 e pelo Decreto 9.603/2018.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

(esmam@tjma.jus.br)

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

(98) 3235 3231

GALERIA DE FOTOS