Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

TJMA tem quatro trabalhos selecionados para o Enajus 2023

As pesquisas serão apresentadas no VI Encontro de Administração da Justiça, pelo servidor Amudsen Bonifácio, a servidora Mônica Sousa e a juíza Marcela Lobo

Publicado em 28 de Jun de 2023, 13h45. Atualizado em 28 de Jun de 2023, 13h55
Por Ascom ESMAM

Quatro trabalhos de profissionais do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) foram selecionados para apresentação no VI Encontro de Administração da Justiça -EnAJUS 2023, que nesta edição terá como tema Acesso à Justiça - Desafios Sociais, Econômicos e Institucionais. O evento acontecerá em Brasília, de 23 a 26 de outubro.

Entre os trabalhos selecionados estão o relatório técnico Programa Justiça de Proximidade: em busca da justiça “bem e depressa” pelo Tribunal de Justiça do Maranhão nas comarcas do interior, de autoria da servidora Mônica Teresa Costa Sousa, assessora de Gestão Estratégica e Modernização do TJMA, professora doutora em Direito.

A pesquisa empírica Medidas protetivas on line no Tribunal de Justiça do Maranhão: perspectivas para aprimoramento do acesso à justiça por mulheres foi inscrita pela juíza Marcela Santana Lobo, coordenadora do Centro de Inteligência da Justiça Estadual do Maranhão (CIJEMA), mestra em Direito e Poder Judiciário. O trabalho está filiado também à Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). 

O analista judiciário e secretário geral da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), Amudsen da Silveira Bonifácio, teve dois trabalhos selecionados: Clusters Orçamentários: a desfragmentação do hard disk no orçamento público, e Modelo para Medição da Eficiência Judiciária: sua relação com as dimensões fiscal, orçamentária, litigiosa e os recursos processuais, este em coautoria com a professora-doutora em Contabilidade Silvania Neris Nossa e do CEO da Bradesco Asset Management, Bruno Funchal. Doutor em Administração e Ciências Contábeis, Amudsen teve parte dos estudos patrocinadas pelo programa Bolsa Auxílio do TJMA, resultando em soluções construídas para o Poder Judiciário - a primeira em plena aplicação na gestão orçamentária, e a outra em projeto na Corregedoria Geral de Justiça, para medição da eficiência nas unidades da Justiça de 1º Grau de jurisdição. 

SOBRE O ENAJUS 

O evento, de caráter científico, propõe-se a discutir, com base em evidências, as distintas dimensões teóricas, metodológicas e práticas, que compõem o funcionamento da Justiça. Trata-se de iniciativa que visa congregar várias áreas do conhecimento, como Direito, Economia, Sociologia e Administração Pública, com a finalidade de gerar e disseminar conhecimentos capazes de melhorar os níveis de eficiência e de efetividade da Justiça. Essa ação é particularmente importante, na medida em que sistemas de justiça são, regra geral, caros, congestionados, lentos e pouco efetivos.

O tema Acesso à Justiça - Desafios Sociais, Econômicos e Institucionais tem referência ao Objetivo 16 de Desenvolvimento Sustentável (ODS 16) da Agenda 2030 da ONU, que  pressupõe que os países-membros implementem ações para manter a Paz, Justiça e Instituições Fortes e proporcionem acesso à justiça a todas e a todos. 

Para a organização do evento, pesquisar este tema implica diagnosticar fatores de exclusão e desigualdade sociais, já que o acesso à justiça é desigual, em especial às classes menos favorecidas e às minorias sociais e raciais.

De acordo com os objetivos do encontro, o EnAJUS 2023 deve contribuir para inserir o tema no debate nacional e internacional, visando disseminar conhecimentos apoiados em evidências que possam contribuir para enfrentar os desafios no entorno do acesso à justiça.

VEJA A LISTA COMPLETA DOS TRABALHOS SELECIONADOS 

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

esmam@tjma.jus.br

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

GALERIA DE FOTOS