A Escola Superior de Magistratura do Maranhão (ESMAM) realizou, nos dias 19 e 20 de junho, o curso Controle Judicial da Ação Policial e Análise da Prova Penal. Ministrado pelo desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Marcelo Semer, o curso foi direcionado a servidoras e servidores do Judiciário maranhense, com carga horária de 16 horas.
Com o objetivo de capacitar profissionais do Direito, o curso trouxe conhecimentos sob o olhar da nova jurisprudência e dos protocolos que estão sendo implementados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os procedimentos do Conselho buscam garantir a fiel aplicação dos mecanismos de colheita de provas e de sua interpretação e análise nos processos criminais, a exemplo do reconhecimento de pessoas, do ingresso policial em domicílio e do cumprimento de mandado de busca e apreensão pessoal.
Durante o curso, Marcelo Semer abordou diversos temas relacionados ao controle judicial de provas produzidas pelas forças policiais, destacando a importância do papel da magistratura no controle das provas apresentadas, bem como a relativização da palavra do policial dentro de um processo judicial. O desembargador falou sobre as novas formas de reconhecimento fotográfico e pessoal que foram instituídas pelo CNJ e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Medidas que têm como intuito aprimorar a persecução penal, garantir celeridade aos processos e eliminar a possibilidade de indução a equívocos na formulação das sentenças.
“É muito importante o procedimento de reconhecimento pessoal, porque ele vai impactar todo o processo. No curso eu explico aos alunos quais são os problemas atuais do reconhecimento e quais são os protocolos e as diretrizes que o CNJ está sugerindo, tanto aos juízes quanto às autoridades policiais. No fim, o importante é produzir processos mais justos e eficientes”, declarou.
APRIMORAR PARA MELHOR SERVIR
A analista judiciária, Jodna Sorayne Pereira – atualmente lotada no Fórum Desembargador Sarney Costa, mas que trabalhou na área criminal durante 10 anos – comentou sobre a importância do curso para um maior conhecimento a respeito do assunto e das novas perspectivas apresentadas, antes não percebidas por ela. A aluna também destacou a pertinência da discussão do assunto ser trazido ao Maranhão, por meio da capacitação.
“Com o curso, estamos tendo um novo olhar sobre a ação policial, que é importante hoje. Além de estarmos nos conectando com essas novas diretrizes do CNJ, do STF e do STJ. O professor tem nos mostrado que está ocorrendo uma mudança nesse âmbito, não só aqui no Maranhão, mas em todo o Brasil. Ele trouxe essa experiência de São Paulo para São Luís e está sendo muito bom aprender a respeito, para aprimorar meu trabalho”, comentou.
O analista judiciário Luiz Carlos Mota comentou que é imprescindível o diálogo entre o CNJ, tribunais e profissionais, a cada nova diretriz criada para otimizar o Sistema de Justiça. Mota destacou, ainda, que o reconhecimento realizado nos processos constitui um tema importante e reforçou que as novas diretrizes do CNJ têm o objetivo de trazer mais clareza e reduzir a propensão a falhas no processo de identificação de suspeitos.
“O reconhecimento é um tema muito sensível. É necessário ter critérios objetivos em relação ao reconhecimento e acredito que o CNJ e os tribunais estão caminhando para isso. Hoje, existe uma jurisprudência vasta, um direcionamento e uma preocupação em relação a essa questão e nós, que estamos atuando no dia a dia, precisamos estar atualizados com relação ao que os tribunais superiores também estão entendendo sobre o assunto” pontuou.
SOBRE O FORMADOR
Marcelo Semer é desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Magistrado desde 1990, atualmente na Seção Criminal do TJSP, é presidente do 7º Grupo de Câmaras Criminais. Mestre em Direito Pena, doutor em Criminologia e formador de formadores (módulos 1 e 2) pela ENFAM, foi subcoordenador de Cursos de Pós-graduação em Processo Penal na Escola Paulista da Magistratura. Semer também é autor de obras jurídicas.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231