A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) está participando das ações do Programa Justiça de Proximidade, iniciativa do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) para levar serviços à sociedade das comarcas visitadas. Além das ações de cidadania desenvolvidas, equipes multiprofissionais também trabalham para realizar um diagnóstico da comarca, identificar serviços que precisam ser melhorados e orientar o quadro de profissionais sobre aspectos que podem contribuir com a melhoria da prestação jurisdicional local.
Em sua nona edição, o Justiça de Proximidade desenvolve ações na Região dos Cocais. Na segunda-feira (19), esteve na Comarca de Parnarama; na terça-feira (20), o programa chegou à Comarca de Matões; hoje, quarta-feira (21), a Comarca de Timon recebe o Programa, que seguirá para Caxias nesta quinta-feira (22).
No caso da ESMAM, o encontro é dedicado ao diálogo com servidoras e servidores, no sentido de apresentar as ferramentas da Escola disponíveis para a continuidade na formação profissional. Conforme explicou a coordenadora de Pós-graduação da ESMAM, Anna Tereza, a participação da Escola os têm proporcionado esclarecer dúvidas sobre as ações formativas, assim como dialogar com profissionais acerca da importância da capacitação constante enquanto caminho para o aprimoramento dos serviços judiciais.
“A ideia de apresentar as ferramentas contribui para servidoras e servidores terem mais familiaridade com as plataformas, incentivando a participação nos cursos, inclusive aqueles disponíveis na modalidade de educação a distância. Mas também estamos tendo a oportunidade de conversar sobre o processo de ensinagem como fator de elevação da autoestima pessoal e profissional, buscando sensibilizar a função social desses profissionais enquanto servidores públicos e os impactos positivos que suas ações podem promover na sociedade”, esclareceu a coordenadora.
Atualmente, a ESMAM realiza ações formativas nas modalidades presencial, semipresencial e a distância, estas podendo acontecer mediante conteúdo gravado (assíncronas) ou aulas ao vivo (síncronas). A Escola conta com um calendário anual de eventos, com ações voltadas para magistratura, servidoras e servidores, além de operadores do Direito, profissionais de órgãos do Sistema de Justiça, órgão parceiros, estudantes e sociedade em geral.
Para profissionais lotados nas comarcas do interior, a Escola costuma realizar ações itinerantes, com ações formativas realizadas em diversos municípios. Outra forma de participar das ações de treinamento é por meio da plataforma EaD ESMAM, que, no caso dos cursos com aulas assíncronas, a aluna ou aluno podem organizar o cronograma de estudos conforme sua necessidade, devendo sempre observar os critérios de acesso e os prazos para entrega das tarefas e avaliações.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231