Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

ESMAM promove capacitação em Libras

Ação visa adequação das atividades do Judiciário à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência

19/05/2023
Ascom ESMAM

A Escola Superior da Magistratura (ESMAM) concluiu nesta sexta-feira (19), mais uma turma do Curso de Libras Básico presencial, com duração de 60 horas-aula. Participaram desta edição 30 profissionais do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). A iniciativa atende ao disposto na Resolução nº 230/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e outras normas que orientam sobre a adequação das atividades dos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares às determinações da Convenção Internacional sobre as Pessoas com Deficiência e pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

A habilitação de servidores e servidoras intérpretes de Libras é promovida pela ESMAM desde 2009. Ao longo desse período, mais de 20 ações educacionais foram realizadas, capacitando cerca de 600 alunos, nos níveis Básico I e II.

Atuou como instrutora a professora  Ana Cristina Souza Silva, intérprete de Libras e pedagoga há mais de 10 anos, com Licenciatura em Teatro, Letras - Libras; pós-graduada em Educação Especial pela UEMA, e em Tradução e Interpretação em Docência de Libras (Unintese). "No curso, refletimos sobre o conceito e experiência visual dos surdos, a partir da perspectiva sociocultural e linguística", explicou.

CULTURA DA COMUNICADE SURDA

Ana Cristina ressalta que o objetivo é levar os participantes a compreender Libras como uma língua natural, adquirir vocabulário básico geral e reconhecer a imagem do sujeito surdo e suas particularidades culturais e linguísticas, além de possibilitar oportunidades para a prática da linguagem de sinais e ampliação do conhecimento sobre os aspectos da cultura da comunidade surda.

O conteúdo aborda sobre a Língua Brasileira de Sinais e suas conexões com a comunidade, cultura e identidade surda. Também são trabalhados módulos acerca do alfabeto datilológico, sinais de nomes e cumprimentos, vocabulário básico de uso cotidiano. sistematização dos vocabulários, pronomes: pessoais, interrogativos, demonstrativos, possessivos e indefinidos. 

Outra fase da capacitação destaca de forma prática tipos de frases: afirmativa, interrogativa, exclamativa e negativa; relação de parentesco e família em geral; tipos de numerais: numerais cardinais, ordinais e quantidades. Também há um capítulo que demonstra como traduzir situações cotidianas envolvendo alimentos, cores, tonalidades e animais.

Como traduzir em sinais o tempo cronológico na Libras, verbos, adjetivos e advérbios: tempo, modo, frequência; profissões; meios de transporte; estados, bairros, municípios e lugares constitui a fase final do curso.

 

 

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

esmam@tjma.jus.br

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

GALERIA DE FOTOS