Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Acesse 17 portais e bases para realização de pesquisas acadêmicas

Plataformas reúnem produções relevantes para pesquisadores e estudantes de diversas áreas

28/04/2023
Ascom ESMAM

Aos pesquisadores e pesquisadoras que tenham interesse em realizar estudos e pesquisas e buscar conteúdos úteis aos seus trabalhos acadêmicos, o Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (PPGP/ESMAM) sugere diversas bases de dados e portais, com produções relevantes e acesso gratuito. Acesse e confira:

BASE

Bielefeld Academic Search Engine - Bielefeld Academic Search Engine

Disponibilizado pela Biblioteca da Universidade de Bielefeld, da Alemanha, conta com mais de 150 milhões de documentos, entre e-books, artigos de periódicos, dissertações, teses, jornais de notícias, imagens, vídeos, áudios, dentre outros.

BDTD

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

Permite a busca de teses e dissertações produzidos em mais de 120 instituições de ensino e pesquisa do Brasil.

BDOR

Biblioteca Digital de Obras Raras  

É uma biblioteca vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), disponibilizando livros, teses, periódicos, de diversas áreas do conhecimento. São materiais digitalizados, e em sua maioria de acesso aberto, sem a necessidade de realizar cadastro.

CAPES

Catálogo de Teses e Dissertações CAPES

Traz resumos relativos a teses e dissertações defendidas no Brasil.

DOMÍNIO PÚBLICO

Domínio Público

Biblioteca Digital composta por conteúdos que se encontram em domínio público ou com licença concedida para livre acesso. 

DOAB

Directory of Open Acess Books

Diretório de e-Books acadêmicos para acesso aberto, com cerca de 30.000 e-books fornecidos pelas respectivas editoras.

DOAJ

Directory of Open Access Journals

Diretório multidisciplinar de periódicos científicos, com mais de 5 milhões de artigos publicados por autores de 133 países.

FUNAG

E-books da Fundação Alexandre de Gusmão

A FUNAG é uma fundação pública vinculada ao Ministério das Relações Exteriores cujas publicações tratam de Relações Internacionais, Política Externa, Direito Internacional, História Diplomática, Memória Diplomática, História do Brasil, dentre outros assuntos, em português, inglês e espanhol. 

INDEX LAW JOURNALS

Index Law Journals

Editado pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI), o Index Law Journals é um portal eletrônico que contempla periódicos científicos em “open access” da área do Direito. O objetivo deste portal eletrônico é assegurar a disponibilidade de um acervo online que possibilite, de forma rápida, o acesso aos artigos científicos de cada periódico indexado no portal científico. Como diretriz editorial, os periódicos científicos reunidos nesse portal serão indexados gradualmente em bases de dados internacionais e nacionais.

LA REFERENCIA

Red de repositórios de acesso abierto de la ciencia

Constituida por Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Colômbia, Equador, El Salvador, México, Peru e Uruguai, a Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas (LA Referencia) conta com repositórios de acesso aberto, com mais de 2 milhões de itens - documentos técnicos, artigos, relatórios, dissertações e teses.
 
LiVre

Revistas de livre Acesso

Portal de acesso a revistas multidisciplinares vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, congregando periódicos de acesso livre.

NDLTD

Networked Digital Library of Theses and Dissertations
Rede de Bibliotecas digitais que conta com 5 milhões de trabalhos, entre teses e dissertações de diversos países.

PORTAL DE LIVROS ABERTOS USP

Portal de Livros Abertos da Universidade de São Paulo (USP)

Esse portal conta com livros digitais (e-books) acadêmicos e científicos, de diversas áreas do conhecimento, em acesso aberto, publicados por discentes, docentes e demais profissionais da USP. 

OASISBR

Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto
É um portal para acesso à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros, sendo possível realizar a pesquisa simultânea em repositórios digitais, teses e dissertações e periódicos científicos eletrônicos.

PORTAL DE PERIÓDICOS

Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Esse portal conta com 45.000 títulos com textos completos, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

SciELO

Scientific Electronic Library Online
Abrange uma coleção de periódicos científicos brasileiros e estrangeiros, nas diversas áreas do conhecimento.

SciELO Livros

A Scielo Livros  é um consórcio entre as editoras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que oferece acesso livre a e-books nacionais de caráter científico.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231

 

 

GALERIA DE FOTOS