Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Novo e-book da ESMAM homenageia Maria Firmina dos Reis

Na antologia, poetisas, artistas e pensadores das mais variadas origens e diversidades celebram a herança literária da abolicionista

24/11/2022
Ascom ESMAM

Já está disponível no catálogo Edições ESMAM, o livro eletrônico (e-book) do II Concurso Literário Maria Firmina dos Reis - Antologia de Textos Premiados: Poemas – Contos – Crônicas. A homenagem à escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, considerada a primeira romancista negra do Brasil, teve como tema a violência doméstica. A obra foi organizada pela Biblioteca da Escola Superior da Magistratura do Maranhão. 

A coletânea foi apresentada pelo presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher), desembargador Cleones Cunha, durante sessão plenária do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). O magistrado ressaltou que Maria Firmina dos Reis recebeu, recentemente, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o título de Doutora Honoris Causa. A escritora e educadora maranhense, pioneira na literatura antiescravista no Brasil também será homenageada na Festa Literária Internacional de Paraty (RJ) em sua edição de 2022. 

Nessa segunda edição da antologia, 18 participantes - poetisas, artistas e pensadores das mais variadas origens e diversidades - celebram a importante herança literária das obras deixadas pela abolicionista, sem descuidar da sua memória de luta por igualdade racial e justiça.

Os textos selecionados serão disponibilizado em diversos meios digitais, com vistas a alcançar o maior número de pessoas possível e, assim, divulgar a temática do certame.

O livro está disponível para baixar gratuitamente, na página da ESMAM (www.tjma.jus.br/site/esmam), no menu "Biblioteca", aba "Edições ESMAM".

Acesse o e-book AQUI 

HOMENAGEM

O Concurso Literário Maria Firmina dos Reis foi denominado em homenagem à escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, que, além de primeira romancista negra do Brasil, foi também professora, musicista e a criadora da primeira escola mista do Brasil.

Nascida em São Luís/MA, em 11 de março de 1822 – data que hoje é considerada o Dia da Mulher Maranhense, em sua homenagem –, a escritora é autora da obra “Úrsula” (1859), primeiro romance publicado por uma mulher negra em toda a América Latina e primeiro romance abolicionista de autoria feminina da língua portuguesa.


Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231

GALERIA DE FOTOS