Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Ciência de dados: inscrições para cursos sobre painéis de estatísticas

Publicado em 17 de Mar de 2022, 8h29. Atualizado em 18 de Mar de 2022, 8h49
Por Ascom ESMAM

Até 20 de março, estão abertas as inscrições para os cursos Dashboards com o Power BI e Dashboards e Relatórios Dinâmicos com o R. As formações integram o segundo módulo da capacitação Ciência de Dados aplicada ao Poder Judiciário e têm o objetivo de fomentar o uso de painéis e relatórios dinâmicos na divulgação de estatísticas do Poder Judiciário.

“Existe uma facilidade de compreensão quando disponibilizamos estatísticas no formato de painel. A forma se comunica bem com o usuário, inclusive aquele que não é da área de ciência de dados”, explicou Gabriela Soares, diretora do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, durante webinário de lançamento dos cursos na segunda-feira (14/3).

A primeira fase, que vai até este domingo (20/3), é a de pré-inscrição. No formulário, é possível se candidatar aos dois cursos, indicando a primeira e segunda opções. A cada tribunal serão destinadas de duas a quatro vagas, de acordo com a quantidade de profissionais. Entre 28 de março e 3 de abril, o CNJ publicará a lista de pessoas selecionadas em primeira chamada. Para efetivar a matrícula, elas deverão realizar a inscrição pela plataforma Sympla.

Saiba mais e faça sua inscrição

As vagas reservadas ao tribunal, mas não preenchidas, serão oferecidas às pessoas do órgão que indicaram aquele curso como segunda opção. A segunda chamada será publicada entre 6 e 10 de abril. No mesmo período, deverá ser feita a inscrição na plataforma Sympla.

CONHEÇA OS CURSOS 

O curso Dashboards com Power BI inicia em 18 de abril e encerra em 13 de maio. Com carga horária de 16h, terá duração de quatro semanas consecutivas, com dois encontros semanais. O nível é intermediário, tendo como requisito conhecimento em Excel para análise de dados.

Alunos e alunas serão habilitadas a utilizar Power BI para análise de dados, instalar, configurar, importar arquivos, relacionar bases de dados, trabalhar com esses dados, criar medidas personalizadas e relatórios interativos. A capacitação será ministrada por Rogerio Hultmann, analista de dados do Grupo Volvo com MBA em tecnologia para negócios e experiência em análise de dados, modelagem estatística e visualização de dados para tomada de decisão.

Já as turmas de Dashboards em R começam em 9 de maio e encerram em 15 de julho. A carga horária é de 40h, com duração de 10 semanas consecutivas, também com dois encontros semanais. De nível intermediário, tem como requisito conhecimento básico de R para análise de dados e fundamentos de estatística.

Ao final do curso, a pessoa será capaz de confeccionar gráficos, tabelas, relatórios, planejar, construir e implementar dashboards com métricas, indicadores e visualização de dados. Ele que será ministrado por Walmes Zeviani, doutor em Estatística e Experimentação Agropecuária e docente do departamento de Estatística da UFPR desde 2010.

As formações oferecem aulas síncronas, com duração de 1h30, conteúdos pré e pós-aula, além de plantão de dúvidas e apoio de monitores. Elas se destinam, principalmente, a pessoas responsáveis por processamento de dados, elaboração de gráficos e métricas para tomada de decisão. Posteriormente, os cursos serão adaptados para o formato autoinstrucional – assíncrono e sem tutoria – e disponibilizados na plataforma EAD do CNJ.

CIÊNCIA DE DADOS

Os cursos de Ciência de Dados para o Poder Judiciário é um dos projetos de aperfeiçoamento funcional do Programa Justiça 4.0. No total, a formação Ciência de Dados Aplicada ao Poder Judiciário vai ofertar oito cursos, sendo que quatro já estão em andamento: R, Python, Excel e Fundamentos de Estatística.

Ainda neste ano, serão lançados mais dois cursos, sobre machine learning e mineração de textos. E ainda foi disponibilizado uma pesquisa para identificar outros temas e conteúdos de interesse das equipes dos tribunais, com a finalidade de compor um novo ciclo de capacitações.

A iniciativa é do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Departamento de Estatísticas da Universidade Federal do Paraná (DEST/UFPR), no âmbito do Programa Justiça 4.0.

(Com informações da Agência CNJ)

Núcleo de Comunicação da ESMAM

(esmam@tjma.jus.br)

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

 

GALERIA DE FOTOS