Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

PUC MInas e TJMA iniciam Minter em Ciências Sociais

Mestrado é promovido em cooperação entre a Universidade, TJMA, ESMAM e AMMA

18/10/2021
Ascom ESMAM

A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e o Tribunal de Justiça do Maranhão abriram, na sexta-feira (15), as atividades do Mestrado interinstitucional (Minter) em Ciências Sociais. O curso, promovido no âmbito de cooperação entre PUC Minas, TJMA, ESMAM e Associação dos Magistrados (AMMA), destina-se à qualificação de profissionais de nível superior que atuam no Judiciário, sendo o primeiro do país proposto através de uma escola judicial.

A turma formada por 17 alunos - servidores(as) e magistrados - cursará nessa fase a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica. A partir de 2022, as aulas presenciais acontecerão nas instalações da AMMA (Rua Búzios s/n – Calhau – ao lado da ESMAM), durante 5 dias a cada bimestre. Já as aulas online, representam 40% da carga horária total, realizadas mensalmente por videoconferência. Em 2023, segundo o programa, os discentes se dedicarão à realização das respectivas pesquisas, às atividades de orientação junto aos docentes da Universidade e à elaboração das dissertações.  Ao final deste período, ocorrerão as defesas e a conclusão do curso. 

O coordenador da pós-graduação, Carlos Alberto de Vasconcelos Rocha, dirigiu a apresentação dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e destacou a importância do mestrado para o aperfeiçoamento do corpo funcional do TJMA. "Estamos felizes com o início das atividades e a presença de cada um que integra esse programa, que trará grandes contribuições para a qualificação de servidores e juízes que atuam no Tribunal de Justiça do Maranhão", disse.

O chefe da Divisão de Pós-Gradução e Pesquisa (PPGP-ESMAM), Railander Quintão de Figueiredo, ressaltou que a iniciativa tem apoio e acompanhamento integral do presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, e do diretor da escola judicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos; ambos empenhados em oferecer cursos que contribuam efetivamente para a prestação de serviços jurisdicionais eficientes em todas as áreas de atuação do Judiciário. 

LINHAS DE PESQUISA

O Minter trabalhará temas associados às políticas públicas, territórios, sistemas de justiça, desigualdades sociais, cultura e trabalho, sendo possíveis as diversas formas de recontextualização – em planos de curso e cooperação construídos junto à ESMAM e à AMMA - de acordo com os projetos de pesquisa e as realidades e práticas do Poder Judiciário e dos territórios que compõem o estado do Maranhão.

Com mais de 20 anos de implantação, o programa foi consolidado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como de “excelência nacional“, tendo obtido nota 5 na avaliação quadrienal dessa fundação. São três as suas linhas de pesquisa: Cultura, Identidades e Modos de Vida; Metrópoles, Trabalho e Desigualdades e Políticas Públicas, Participação e Poder Local.

Os pesquisadores e docentes do PPGCS integram redes nacionais e internacionais de pesquisa, como o Observatório das Metrópoles e a Rede Internacional de Formação e Investigação em Políticas Públicas Avançadas.

esmam@tjma.jus.br

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

(98) 3235 3231

GALERIA DE FOTOS