Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Saiba mais sobre o mestrado em Ciências Sociais da PUC MInas para profissionais do TJMA

Professor Carlos Aurélio de Faria, do PPCS Puc MInas, explica os principais pontos sobre o Minter

19/08/2021
Irma Helenn Cabral

Profissionais de nível superior que atuam no Poder Judiciário do Maranhão poderão se inscrever, de 1º a 10 de setembro, no processo seletivo para o Mestrado Interisntitucional (Minter) em Ciências Sociais, no âmbito de cooperação entre a PUC MInas, Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Escola Superior da Magistratura (ESMAM) e Associação dos Magistrados (AMMA). As normas para participação estão disponíveis no Edital Nº 061/2021

O Minter em colaboração com o TJMA é o primeiro do país proposto através de uma escola judicial. Os requisitos para elegibilidade de candidaturas, bem como os demais critérios para acesso e permanência, além das responsabilidades dos participantes beneficiários do Projeto de Cooperação ESMAM/PUC Minas, estão dispostos na Portaria ESMAM Nº 24/2021.

EXCELÊNCIA NACIONAL

Em 20 anos  de implantação, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) foi consolidado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como de “excelência nacional“, tendo obtido nota 5 na Avaliação Quadrienal dessa fundação, com a formação de mais de 300 mestres e 70 doutores. 

Em vídeo exclusivo, o professor Carlos Aurélio de Faria ressalta a importância da parceria com o TJMA e a qualidade do programa, que contempla três linhas de pesquisa: Cultura, Identidades e Modos de Vida; Metrópoles, Trabalho e Desigualdades e Políticas Públicas, Participação e Poder Local.

ASSISTA AO VÍDEO COM O PROFESSOR CARLOS AURÉLIO PIMENTA DE FARIA 

 

SELEÇÃO

Conforme o edital, a seleção será conduzida por comissão exclusivamente composta por docentes da PUC Minas, sendo exigido dos candidatos apresentação de documentos pessoais e de formação acadêmica, proposição de um pré-projeto de pesquisa, realização de entrevista por banca específica e prova de conhecimentos básicos de língua estrangeira (inglês ou espanhol). posgraduacao_esmam 

O início das atividades letivas está previsto para outubro deste ano, por videoconferência. Em  2022, as aulas serão presenciais, nas instalações da AMMA (Rua Búzios s/n – Calhau – ao lado da ESMAM), durante 5 dias a cada bimestre. Já as aulas online, representam 40% da carga horária total, realizadas mensalmente por videoconferência.

Em 2023, segundo o programa, os discentes se dedicarão à realização das respectivas pesquisas, às atividades de orientação junto aos docentes da Universidade e à elaboração das dissertações.  Ao final deste período, ocorrerão as defesas e a conclusão do curso. 

Mais informações sobre a seleção podem ser obtidas na Secretaria do PPGCS da Puc Minas, pelo e-mail csociais@pucminas.br e pelo telefone (31)3319-4952; ou na Divisão de Pós-graduação e Pesquisa (PPGP-ESMAM), pelo telefone (98) 3182 8843 ou e-mail posgraduacao_esmam@tjma.jus.br .

ACESSE A PÁGINA DO PPGCS da PUC MINAS

 

 

Agência TJMA de Notícias

Ascom ESMAM

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198.4300

esmam@tjma.jus.br

(98) 3182 8843

 

GALERIA DE FOTOS