Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

FORMAÇÃO | Acordo entre ESMAM e AMMA cria bases para implantação de uma escola de governo no Judiciário

Publicado em 10 de Mar de 2020, 19h03. Atualizado em 10 de Mar de 2020, 19h14

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão e a Associação dos Magistrados do (AMMA) celebraram acordo de cooperação que garante maior estrutura para implantação de uma escola de governo, a ser credenciada pelo Ministério da Educação, para oferta de cursos acadêmicos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) aos juízes e outros profissionais que atuam no Judiciário.

Assinaram o acordo, nesta terça-feira (10), o desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, diretor da ESMAM; e o juiz Ângelo Antônio Alencar dos Santos, presidente da AMMA. Os dois gestores analisaram plano detalhado de trabalho proposto no convênio, onde estão descritas as tarefas, responsabilidades financeiras e prazos de execução das atividades práticas a serem executadas por um período de cinco anos, podendo ser prorrogado.

TRANSIÇÃO

Froz Sobrinho disse que o acordo é mais um passo dentro do processo de transição para o nível de escola de governo. “Na prática, passamos a contar com um ambiente mais estruturado para alavancar a formação, aperfeiçoamento e especialização técnica de recursos humanos, bem como pesquisa e comunicação científicas no âmbito da Justiça estadual”, explicou.

O diretor ressaltou que a instituição está cumprindo também com outras exigências para atender o protocolo de reconhecimento do MEC. Foram criados e regulamentados o comitê técnico e científico, conselho de ética, revistas científicas, cursos de aperfeiçoamento (seminários, colóquios, metodologia científica) e abertas turmas de especialização em parceria com a UFMA, UEMA e outras instituições parceiras.

Para o juiz Ângelo Santos, a AMMA passa a contribuir ainda mais com a expansão de programas de formação destinados aos magistrados, e se associa a uma nova fase da ESMAM, que busca integrar a rede nacional de escolas de governo. “Como aconteceu na época de fundação da Escola da Magistratura, há 33 anos, a associação manifesta agora apoio a essa transformação da nossa entidade de formação judicial”, observou.

OUTRAS AÇÕES CONJUNTAS

Além da implantação da escola de governo, estão previstos a promoção conjunta de eventos sobre temas de interesse comum, dinamização de redes ou canais de comunicação permanente, intercâmbio de conhecimentos, experiências, informações e pesquisas científicas.

O acordo prevê ainda a utilização de instalações físicas da AMMA e de plataformas virtuais da ESMAM, para realização de atividades inerentes aos cursos de pós-graduação e outros eventos científicos.

Comunicação ESMAM
(esmam@tjma.jus.br)
(98) 3235 3231

 

GALERIA DE FOTOS