Poder Judiciário//Mídias/Notícias

TJMA garante moradia digna à comunidade do Sítio Tamancão

Durante a ação, que integra o projeto Solo Seguro Favela do CNJ, 52 famílias foram beneficiadas 

Publicado em 10 de Out de 2025, 14h00. Atualizado em 10 de Out de 2025, 16h54
Por Amanda Campos

“Esperamos por este dia há mais de 50 anos. Ocupamos uma área e hoje nos tornaremos donos dela. É a realização de um sonho para a nossa comunidade tão sofrida. Estamos muito felizes!”.

A fala acima é de Laurêncio Silva Campos (no canto esquerdo na foto principal), presidente da Associação de Moradores do Sítio Tamancão, na área Itaqui-Bacanga, que resume o sentimento das 52 famílias que receberam o título de suas propriedades durante entrega realizada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio do Núcleo de Governança Fundiária (NGF),  nessa quinta-feira (9/10) no Estaleiro Escola.

Nascida e criada no Sítio Tamancão, a trabalhadora doméstica Tatiana Campos (à direita na foto abaixo, segurando o documento) foi uma das beneficiadas com a entrega do título de propriedade de sua casa. Saiu do evento satisfeita, com o documento em mãos, entregue pela juíza coordenadora do NGF, Arianna Saraiva. 

“Nasci e me criei nesse lugar maravilhoso. Estou muito alegre e emocionada! É a realização de um sonho antigo nosso. Muito obrigada!”, disse.

A ação integra o programa Solo Seguro – Favela, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa garantir o direito à moradia digna e à segurança jurídica por meio da titulação de áreas ocupadas por populações de baixa renda. 

IMPACTO SOCIAL 

Durante a solenidade, o desembargador substituto Fernando Mendonça, representando o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, reafirmou o compromisso do Poder Judiciário maranhense com a garantia à moradia digna, à cidadania e o desenvolvimento social.

“A entrega de títulos de propriedade permite às famílias melhorar sua situação financeira, valorizar seus imóveis e realizar negócios, representando um progresso significativo. Esse é o caminho que devemos trilhar, é um compromisso nosso com a população”, pontuou.

De acordo com a magistrada coordenadora do NGF, Arianna Saraiva, a ação  representa um marco histórico para a Justiça maranhense  e a comunidade do Sítio Tamancão. 

“Hoje é um dia histórico para a Justiça e, sobretudo, para a comunidade do Sítio Tamancão, que poderá finalmente receber os tão sonhados títulos de suas casas. É uma conquista coletiva! Estamos muito felizes”, garantiu.

Também participaram da solenidade a coordenadora-geral do NGF, a desembargadora aposentada, Oriana Gomes; o representante da 2ª Zona de Imóveis de São Luís, Hugo Nunes; e o presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA), Anderson Pires. 

PARCERIA 

A entrega de títulos de propriedade realizada pelo Judiciário maranhense conta com a parceria da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA) e do Cartório de Registro de Imóveis da 2ª Zona de São Luís, que concluíram o processo de regularização fundiária da comunidade Sítio Tamancão.

No evento, a secretária do Patrimônio da União, Carolina Gabas, avaliou a relevância da parceria entre as instituições para o sucesso da ação. 

“Essa parceria visa dar segurança jurídica de uma moradia digna para essas 52 famílias. Pretendemos realizar mais ações de entrega de títulos em conjunto com a Justiça para que esses terrenos que pertencem à União voltem à sua função social”, frisou.

GARANTIA

A entrega dos títulos de propriedade representa um marco para o desenvolvimento urbano sustentável, garantindo direito à propriedade, acesso a serviços públicos e maior segurança jurídica às famílias beneficiadas, além de fortalecer a cidadania e a inclusão social.

SÍTIO TAMANCÃO  

Localizado na Rua Apicum, Alto da Esperança, o Sítio Tamancão é um espaço construído  no século XIX. O lugar era um conjunto de antigos armazéns que recebiam as cargas vinda do alto mar.  Atualmente, o Estaleiro Escola homenageia a história do local com cursos, visitas e eventos.

 

Confira o Álbum de Fotos do repórter fotográfico Luís Marcelo no Flickr.


Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS