Poder Judiciário/cij

III Edição da Campanha Prioridade Absoluta: Nosso Fundamento - Ano 2022

III EDIÇÃO DA CAMPANHA PRIORIDADE ABSOLUTA: NOSSO FUNDAMENTO

Ano 2022

A Garantia ao Direito à Convivência Familiar e Comunitária das Crianças

A Campanha "Prioridade Absoluta: Nosso Fundamento", proposta pela Coordenadoria da Infância e Juventude do TJMA é uma ação anual, que acontece no mês de outubro, e vem ganhando espaço, se tornando parte do calendário para discussão dos temas relevantes.

Essa III edição tem como premissa o Direito à Convivência Familiar e Comunitária” de acordo com as normas e direitos da Lei 13.257 de 2016, crianças são sujeitos de direitos prioritários, estando em processo de desenvolvimento e de formação.

O desenvolvimento do tema “Direito à Convivência Familiar e Comunitária” busca também elucidar para a Sociedade, a Família, o Estado que tal garantia envolve as diversas formas de convivência familiar e comunitária das crianças e adolescentes: em seu próprio lar de parentesco; fora de sua família de origem, por diversos fatores, principalmente pela manutenção da proteção e segurança e àquelas que necessitam de acolhimento institucional.

Nessa construção do tema, destacaremos conceitos como acolhimento familiar e institucional, apadrinhamento afetivo, além da destituição do poder familiar, para a compreensão da responsabilidade social e jurídica na busca pela garantia desses direitos.

Assim, com o objetivo de convocar o Poder Judiciário e a Sociedade para a relevância ao Direito à Convivência Familiar e Comunitária, realizaremos ações mobilizadoras, como a prática de audiências concentradas e inspeções dos Serviços de Acolhimento, a identificação de processos que versem sobre direitos infanto-juvenis visando aumentar a celeridade processual, e a atualização da alimentação do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).

Para auxiliar na realização das Audiências Concentradas e Inspeções dos Serviços de Acolhimento, disponibilizamos os seguintes roteiros:

 

A Publicação de imagens e textos sobre a campanha, nas mídias sociais, pode ser conferida pelos links:

Sobre a 3ª edição da Campanha Prioridade Absoluta.

Fala da Desembargadora Sônia Amaral, Presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude.

O que diz a lei sobre o direito à convivência familiar e comunitária?

Quem acolhe crianças e adolescentes privados da convivência familiar e comunitária?

Como o apadrinhamento afetivo de crianças e adolescentes promove o direito à convivência familiar e comunitária?

Campanha Solidária: Prioridade Absoluta

 

 

DOWNLOADS