O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) promoveu, nesta segunda-feira (29/9), reunião on-line com magistrados e magistradas para apresentação dos critérios de distribuição dos novos cargos de assessor de administração, criados por meio da lei nº 12.664, já sancionada e publicada, destinados ao reforço da força de trabalho no Primeiro Grau.
O encontro contou com a participação do presidente do TJMA, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho; do corregedor-geral da Justiça do Maranhão, desembargador José Luiz Oliveira de Almeida; do presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Marco Adriano Ramos Fonseca; e da diretora-geral do TJMA, Ticiany Palácio.
O presidente do TJMA destacou que a iniciativa fortalece a atuação da magistratura. “Nosso esforço é entregar a melhor estrutura possível, tanto física quanto de pessoal, para que magistrados e servidores possam desempenhar suas funções com qualidade. Esse é um trabalho conjunto, que já tem mostrado resultados concretos e do qual me sinto muito orgulhoso”, afirmou Froz Sobrinho.
O corregedor-geral da Justiça do Maranhão destacou que “todas essas realizações são voltadas ao interesse público e à melhoria das condições de trabalho das unidades, de forma a garantir um atendimento cada vez mais eficiente ao jurisdicionado”.
A diretora-geral, Ticiany Palácio, apresentou os critérios técnicos utilizados para a distribuição dos cargos. “O trabalho foi realizado de forma coletiva, considerando unidades de primeiro grau com maior demanda e necessidade de reforço, além de critérios objetivos de produtividade. O intuito é contemplar, de forma transparente, aquelas unidades que mais necessitam desse apoio”, explicou.
O presidente da AMMA, juiz Marco Adriano Ramos Fonseca, reforçou a importância do diálogo institucional que possibilitou o avanço. “Esses servidores vão impactar positivamente na produtividade e nas condições de trabalho, a partir de critérios técnicos previamente definidos”, ressaltou.
No dia 11 de setembro, o Tribunal convocou aprovados no concurso público para os cargos de Analista Judiciário e Oficial de Justiça. Segundo a diretora de Recursos Humanos, Diana Bastos Ordahy, nova chamada de concursados está prevista até o fim do ano, reforçando o compromisso da gestão em equilibrar a força de trabalho.
A reunião marcou mais um passo no processo de fortalecimento das unidades de primeiro grau, alinhado à política nacional de priorização definida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Os dirigentes reafirmaram o compromisso de manter o diálogo permanente e a transparência nos processos de gestão, com foco no aprimoramento da estrutura judiciária e na melhoria contínua da prestação jurisdicional em todo o Estado.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2024