Poder Judiciário/Corregedoria ExtraJudicial/Mídias/Notícias

Casamento comunitário em Cidelândia oficializa união de 55 casais

Publicado em 3 de Set de 2025, 11h15. Atualizado em 4 de Set de 2025, 13h27
Por Asscom-COGEX

Na última sexta-feira, 29 de agosto, o município de Cidelândia, situado a 620 km de São Luís, foi palco de mais uma edição do Casamentos Comunitários, projeto que é regulamentado no âmbito da Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX). A cerimônia, que reuniu 55 casais, aconteceu na quadra poliesportiva do Colégio Militar Tiradentes, no centro da cidade, que é termo judiciário da Comarca de Açailândia.

A celebração do casamento coletivo foi conduzida pelos juízes Paulo do Nascimento Júnior (2ª Vara da Família de Açailândia) e Rafael Souza Leite (2ª Vara Cível de Açailândia). Também atuaram na oficialização das uniões o juiz Antônio Martins de Araújo, da Vara Única da Comarca de São Pedro da Água Branca; e as juízas Selecina Locatelli (Juizado Cível e Criminal de Açailândia) e Vanessa Lordão (Vara Cível de Açailândia).

Esta edição do Casamentos Comunitários foi muito aguardada pelos casais de Cidelândia, que fica a 53 km do município de Açailândia. Foi a oportunidade de oficializar a união e garantir segurança jurídica na relação, o que reflete no direito de família e sucessão. Além disso, a oficialização contribui para o fortalecimento dos laços e valores familiares, que são fundamentais para a manutenção da sociedade em equilíbrio.

A cerimônia contou com a parceria da Prefeitura de Cidelândia e os trabalhos de habilitação foram realizados pela registradora da Serventia do Ofício Único, Juliana Alves Oliveira. A celebração foi prestigiada por familiares e pessoas convidadas dos casais, além de autoridades representantes do Poder Executivo local, Câmara de Vereadores, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e lideranças religiosas.

SOBRE OS CASAMENTOS COMUNITÁRIOS

O projeto Casamentos Comunitários foi criado em 1998, com a finalidade de oferecer a oportunidade de oficialização da união de casais que não têm condições de arcar com as despesas cartorárias sem comprometer o orçamento familiar. O projeto está regulamentado no Provimento nº 32/2022 e atualmente é vinculado à Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX).

O custeio dos atos cartorários praticados é assegurado pelo Fundo Especial das Serventias de Registro Civil de Pessoas Naturais (FERC), mantido pelo Judiciário maranhense. Nos 27 anos de projeto, as estimativas apontam para mais de 130 mil celebrações já realizadas, com milhares de casamentos formalizados a cada ano.


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
E-mail: asscom-cogex@tjma.jus.br
Instagram: @cogex.ma
(98) 2055-2315

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria ExtraJudicial

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS