As 370 vagas destinadas à edição 2025 do projeto Casamentos Comunitários de São Luís foram preenchidas no final da manhã desta quarta-feira (20/8), em pouco mais de 48h após o início das inscrições. A iniciativa é destinada a casais de baixa renda residentes em São Luís, que, agora, precisam ficar atentos à entrega da documentação no cartório.
Segundo o corregedor-geral do foro extrajudicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, a procura pelo serviço comprova a importância do projeto para a sociedade. “A grande procura pelo projeto e preenchimento das vagas em curto espaço de tempo demonstra o quanto ele é essencial para a população maranhense. O casamento segue como o alicerce de uma família, garantindo a segurança jurídica necessária na relação conjugal e a manutenção de valores morais que edificam a sociedade”, disse.
A edição 2025 do Casamentos Comunitários em São Luís tem a correalização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e vai acontecer no dia 13 de dezembro, com início às 17h, no Multicenter Sebrae (Alto do Calhau). A parceria possibilitará um formato de evento que vai conciliar cidadania com empreendedorismo, com a oferta de produtos e serviços de micro e pequenos empreendedores, além de exposições, palestras e serviços do próprio Sebrae, destinados a quem já tem um pequeno negócio ou pretende iniciar.
Os casais que conseguiram realizar a inscrição devem ficar atentos à data e ao cartório para o qual foi realizado o agendamento para entrega dos documentos e assinatura da declaração de hipossuficiência. Noivas e noivos devem apresentar cópias dos seguintes documentos, conforme o caso:
Considerando a gratuidade dos atos praticados, a fim de não gerar custos aos casais, não será necessária a apresentação da certidão atualizada dos últimos 90 dias, para fins de comprovação do estado civil das noivas e noivos. No entanto, é necessário observar a regularidade das informações prestadas, especialmente quanto à apresentação de certidão de óbito de cônjuge ou da certidão averbada para os casos de separação e de divórcio.
Os procedimentos de habilitação e as entregas das certidões serão realizados pelos cartórios da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª zonas de registro civil de pessoas naturais. O casamento coletivo de São Luís mais uma vez contará com o apoio do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) e Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN-MA). A COGEX também conta com apoio de parceiros que queiram somar esforços para realização de mais esta edição de uma das mais importantes ações sociais do Judiciário maranhense.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
E-mail: asscom-cogex@tjma.jus.br
Instagram: @cogex.ma
(98) 2055-2315