Poder Judiciário/Corregedoria ExtraJudicial/Mídias/Notícias

COGEX e Sebrae firmam parceria para casamento comunitário 2025

Cerimônia coletiva de São Luís deve acontecer em dezembro e reunir centenas de casais

Publicado em 5 de Ago de 2025, 17h06. Atualizado em 6 de Ago de 2025, 8h34
Por Fernando Souza

A Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vão unir esforços para realização da edição 2025 do projeto Casamentos Comunitários de São Luís. A parceria foi firmada durante encontro realizado na manhã desta terça-feira (5/8), entre equipe da Corregedoria e integrantes da Direção do Sebrae.

Segundo a proposta, as instituições atuarão de forma conjunta, como correalizadoras do evento, que deverá acontecer no dia 13 de dezembro, no Centro de Convenções do Multicenter Sebrae, localizado no bairro Cohafuma. Conforme explicou o corregedor-geral do foro extrajudicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, a parceria com o Sebrae é uma oportunidade de gerar impacto social positivo e está alinhada aos propósitos das duas organizações.

A edição 2025 do Casamentos Comunitários de São Luís deve reunir mais de 3 mil pessoas, entre casais e convidados, constituindo-se em um importante espaço para a promoção da cidadania e oportunidade de fomento ao empreendedorismo. Além dos serviços disponíveis para a sociedade, o Sebrae deverá incentivar a participação de pequenos empreendedores, que disponibilizarão seus produtos e serviços para quem comparecer ao evento.

Conforme explicou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Celso Gonçalo de Souza, a instituição tem muito a oferecer para a sociedade e a parceria com a COGEX está alinhada a esse propósito, que é o de criar oportunidade de negócios, por meio de parcerias com os setores público e privado. “Estamos felizes com a parceria, porque o Sebrae é uma instituição a serviço da sociedade. Vamos envidar todos os esforços para realizar uma grande ação, aliando cidadania e fomento ao empreendedorismo”, disse.


A reunião aconteceu na sede do Sebrae, localizada na Av. Professor Carlos Cunha, Jaracaty

Participaram da reunião, pela COGEX, a coordenadora das Serventias, Amanda Azevedo; a supervisora administrativa, Alessandra Medina; e o assessor de Comunicação e Relações Públicas, Fernando Souza, que defendeu o projeto e a proposta de parceria. Pelo Sebrae, também estiveram presentes a assessora de Gabinete Heloísa Helena; o chefe de Gabinete , Antônio Garcez; e a gerente do Multicenter Sebrae, Flávia Mourão.

Uma nova reunião entre COGEX e Sebrae deve acontecer na próxima quinta-feira (7/8), para alinhar detalhes sobre a dinâmica do evento. Após o encontro, a Corregedoria Extrajudicial vai definir o formato e a data de início das inscrições. O casamento coletivo de São Luís também vai contar com a participação dos cartórios da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª zonas de registro civil de São Luís.

SOBRE O SEBRAE

A história da instituição começa em 1964, com a criação do Programa de Financiamento à Pequena e Média Empresa (Fipeme) pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No ano de 1972, é criado o Centro Brasileiro de Assistência Gerencial à Pequena Empresa (Cebrae), ainda vinculado à estrutura do poder público federal. Somente no ano de 1990, por meio da Lei nº 8.029/90 e do Decreto nº 99.570/90, houve a alteração do nome para Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mantida a ideia inicial de apoiar o empreendedorismo.

Com a desvinculação da administração pública, o Sebrae se transformou em uma instituição privada e sem fins lucrativos, que é mantida por repasses das maiores empresas do país, proporcionais ao valor de suas folhas de pagamento. Desde então, teve sua estrutura ampliada e hoje está nas 27 unidades federativas do país, atuando na capacitação de pessoas e no fomento de novos negócios, com destaque para micro e pequenos empreendedores. 

A entidade ainda atua em vários segmentos e apoia iniciativas em diversas áreas sociais, como esporte, educação, inovação tecnológica, sustentabilidade e equidade de gênero. No Maranhão, o Sebrae é formado por uma unidade operacional, com sede na capital São Luís e possui 11 polos regionais, com presença ativa em 171 municípios

SOBRE OS CASAMENTOS COMUNITÁRIOS

O projeto Casamentos Comunitários foi criado em 1998, com a finalidade de oferecer a oportunidade de oficialização da união de casais que não tem condições de arcar com as despesas cartorárias sem comprometer o orçamento familiar. O projeto está regulamentado no Provimento nº 32/2022 e atualmente é vinculado à Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX).

Nos últimos 27 anos, a iniciativa já alcançou mais de 130 mil pessoas, sendo 4 mil no ano de 2024. Hoje, o projeto é visto como uma ação de fortalecimento do núcleo familiar, base da sociedade, traduzindo-se na consolidação de direitos fundamentais, com destaque para os sucessórios, que alcançam cônjuges e seus descendentes. 


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
E-mail: asscom-cogex@tjma.jus.br
Instagram: @cogex.ma
(98) 2055-2315

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria ExtraJudicial

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS