Poder Judiciário/Corregedoria ExtraJudicial/Mídias/Notícias

Comarca de Joselândia realiza dois casamentos coletivos

Ao todo, projeto social supervisionado pela COGEX alcançou 126 casais

Publicado em 17 de Jul de 2025, 17h00. Atualizado em 18 de Jul de 2025, 8h56
Por Fernando Souza

A Comarca de Joselândia, localizada a 342 km de São Luís, promoveu duas edições do projeto Casamentos Comunitários, sendo uma no município sede (12/7) e outra no Termo Judiciário São José dos Basílios (13/7), cidade vizinha. Considerando as duas celebrações, foram beneficiados 126 casais, que puderam oficializar a união de forma gratuita, sem qualquer custo pelos atos cartorários relativos à habilitação de noivas e noivos.

As duas celebrações foram presididas pelo juiz Fábio Vilar, titular da Vara Única de Joselândia, que contou com as participações da juíza Bruna Athayde (Montes Altos) e dos juízes Dayan Viana (Senador La Roque), Leonardo Beserra (Pindaré-Mirim) e Rafael Sampaio (Arame). Já os trabalhos de habilitação foram coordenados pela registradora interina do Cartório Único de Joselândia, Acácia Figueira; e pelo registrador do Cartório Único de São José dos Basílios, Antonio Rocha Filho.

Na cerimônia de consolidação das famílias em Joselândia, destaque para os casais com mais idade e com menos, que foram convidados para se casarem no altar. Disseram o “sim” Joanice Alves Noleto e Luís Rodrigues de Sousa, ambos com 67 anos, casal com mais idade a contrair a união. O casal mais jovem a iniciar uma vida a dois foi formado pelo noivo Bruno Silva Brito (21 anos) e Rainara da Silva Costa (17 anos). O evento contou com o apoio da Prefeitura local.

No dia seguinte (13/7) os magistrados Fábio Vilar e Leonardo Barbosa colocaram o “pé na estrada” e percorreram 27 km para chegarem ao Termo Judiciário São José dos Basílios, onde celebraram a união de mais 38 casais. Um momento muito aguardado por todos, especialmente pelo noivo Luís José de Sousa Santos e pela noiva Maria aparecida Jacinto Alves, que formaram o casal com mais idade, cada um com 58 anos. Já o "frio na barriga" do casal mais jovem, Murilo Pereira Lima e Joana Darck da Silva Pereira, ambos com 18 anos, só passou após a confirmação do “sim”.

Em São José dos Basílios, a cerimônia ainda teve a inclusão como ponto alto da celebração, confirmando que o projeto Casamentos Comunitários constitui um espaço plural e diverso, refletindo as estruturas familiares modernas e assegurando direitos de forma indistinta. Raifran da Silva Rodrigues confirmou que para o amor não há obstáculos e compareceu ao grande evento da sua vida, sentado em sua cadeira de rodas, para firmar o compromisso com Caroline de Sousa Silva.

SOBRE OS CASAMENTOS COMUNITÁRIOS

O projeto Casamentos Comunitários consiste em uma iniciativa pioneira, instituída pelo Poder Judiciário do Maranhão em 1998 e, atualmente, regulamentado pelo Provimento nº 32/2022. A iniciativa conta com a parceria do Tribunal de Justiça, da Corregedoria Geral da Justiça e cartórios com competência para o registro civil de pessoas naturais. Nos 27 anos, estimativas apontam para mais de 130 mil celebrações já realizadas, com cerca de 5 mil casamentos a cada ano.

O projeto tem como proposta o fortalecimento do núcleo familiar como espaço básico de convívio e construção de valores sociais que edificam a sociedade, garantindo a proteção da dignidade humana, os direitos civis da família e de sucessões. 

Considerando o seu caráter social, o projeto é destinado a pessoas hipossuficientes e os atos de habilitação de noivas e noivos praticados pelos cartórios são totalmente gratuitos. O custeio dos atos é assegurado pelo Fundo Especial das Serventias de Registro Civil de Pessoas Naturais (FERC), mantido pelo Judiciário maranhense.
 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
E-mail: asscom-cogex@tjma.jus.br
Instagram: @cogex.ma
(98) 2055-2315

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria ExtraJudicial

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS