Poder Judiciário/Corregedoria ExtraJudicial/Mídias/Notícias

Profissionais do 6º Ofício de Imperatriz passam por treinamento

Publicado em 11 de Nov de 2024, 14h30. Atualizado em 13 de Nov de 2024, 14h34
Por Fernando Souza

Profissionais que atuam no Cartório do 6º Ofício de Imperatriz participaram, no último sábado (9/11), de uma ação formativa para aprimorar rotinas e fluxos de trabalho. A iniciativa partiu da delegatária Vanessa Diniz, que é titular do cartório de Davinópolis e responde interinamente pelo 6º Ofício. 

Esta etapa da ação formativa – da qual também participaram colaboradoras e colaboradores do Cartório do Ofício Único de Davinópolis, cidade vizinha – enfatizou os temas qualificação e prática registral de escrituras públicas e contratos particulares de compra e venda com financiamento. O 6º Ofício de Imperatriz tem competência para prática de atos imobiliários, enquanto o Cartório de Davinópolis é competente para a prática de todos os atos cartorários.

O corregedor-geral do foro extrajudicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, elogiou a iniciativa e destacou que a formação continuada é condição primordial para melhoria permanente da atividade cartorária. “Ações como essas precisam ser tomadas como exemplo, pois somente com a formação continuada conseguimos acompanhar as mudanças legislativas e sociais, cumprindo nossa missão de oferecer um melhor serviço ao cidadão”, afirmou.

Com supervisão da delegatária interina, o treinamento foi conduzido pelo colaborador Luiz Eduardo Cardoso, que é bacharel em Direito e possui 10 anos de atuação na serventia. Ele enfatizou procedimentos indispensáveis para a segurança jurídica das transações imobiliárias e ressaltou a importância da conformidade com a legislação, da regularidade formal e material e da sua adequação para o ato ser registrado ou arquivado. 

Vanessa Diniz acrescentou que realiza com regularidade ações formativas, com a finalidade de promover a capacitação e a troca de experiências. Ela ressaltou que o intercâmbio auxilia no desenvolvimento de habilidades de membros da própria equipe e de profissionais que atuam em serventias distintas. “Como é realizada de forma colaborativa, estimulando a participação, a iniciativa garante mais eficiência e qualidade nos processos realizados nas unidades cartorárias”, avaliou.


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
E-mail: asscom-cogex@tjma.jus.br
Instagram: @cogex.ma
(98) 2055-2315

GALERIA DE FOTOS